Booking.com
Piazza Navona, Roma, Italia
Monumentos

10 curiosidades sobre a Piazza Navona

Nem todo mundo sabe que a superfície que hoje é ocupada pela Piazza Navona em 86 d.C foi o local escolhido pelo imperador Domiciano para a construção de um estádio de 275 metros de comprimento por 106 de largura. Ele era usado principalmente para competições de atlética e era capaz de receber até 30 mil pessoas porque a ideia do imperador era criar uma versão romana das olimpíadas gregas. Os jogos esportivos eram chamados de Certamen Capitolino Iovi e incluíam até batalhas navais.

Piazza Navona, Roma, Italia

Fotos: Alfredo Santucci

Você sabe a origem do nome da praça? Acredita-se que ele também esteja ligado às competições esportivas realizadas durante o império de Domiciano. Os jogos eram chamados de “agones” e a praça foi batizada primeiramente como “piazza da agone” “in agone”, e em seguida “innagone”, “navone” e “Navona”.

Piazza Navona, Roma, Italia

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da rivalidade histórica entre Bernini e Borromini. Acredita-se que ao esculpir a figura que representa o rio Ganges na famosa Fonte dos Quatro Rios, Bernini teria pensado em uma estratégia para desmoralizar o seu adversário. Se você reparar, notará que a estátua levanta as mãos como se estivesse assustada e temesse a queda da igreja de Sant’Agnese in Agone projetada por Borromini. Pelo mesmo motivo a figura que representa o rio Nilo tem a cabeça coberta para não observar a fachada da igreja.

Piazza Navona, Roma, Italia

Fotos: Alfredo Santucci

Por volta de 1800, para aliviar o forte calor que caracteriza Roma durante o verão, a Piazza Navona era alagada.

Piazza Navona, Roma, Italia

Foi somente por volta do XV século que a praça começou a ser frequentada habitualmente depois que ali foi transferido um mercado de frutas e verduras que antes era realizado naquela que atualmente é a Piazza d´Aracoeli.

Piazza Navona, Roma, Italia

Foto: Alfredo Ssntucci

A Fontana dei Quattro Fiumi ou Fonte dos Quatro Rios foi construída graças ao dinheiro recolhido com os impostos sobre o pão e outros produtos alimentares. Mais do que justo considerá-la um patrimônio de todos os romanos!

Piazza Navona, Roma, Italia

Foto: Alfredo Santucci

Na praça fica a famosa igreja de Sant´Agnese in Agone, dedicada à Santa Inês, modelo de pureza. Ela foi executada durante o império de Diocleciano porque teria rejeitado o filho do prefeito de Roma. Em 304 d.C foi condenada a a ser exposta nua em um prostíbulo, mas durtante a punição seus cabelos cresceram cobrindo o seu corpo.

Piazza Navona, Roma, Italia

Foto: Alfredo Santucci

É na Piazza Navona que em 6 de janeiro, Dia de Reis, as crianças de Roma festejam a Epifania entre bruxas, barraquinhas de doces, guloseimas, brinquedos e muita diversão.

Piazza Navona, Roma, Italia

Foto: Alfredo Santucci

As duas outras fontes da praça foram obras projetadas por Giacomo della Porta. A Fonte do Mouro antes era conhecida como Fonte do Caracol e foi reelaborada por Bernini. Acredita-se que para esculpir o personagem o artista teria se inspirado na estátua de Pasquino, que fica ali pertinho do Consulado Geral do Brasil em Roma. O nome da fonte deriva da representação de um etíope (mouro) que luta com um golfinho.

Piazza Navona, Roma, Italia

Fotos: Alfredo Santucci

A Fontana del Nettuno também foi construída em 1574 graças ao projetos de Giacomo Della Porta, mas por volta de 1878 foi lançado um concurso para harmonizar o monumento com a outra fonte finalizada por Bernini. Foram acrescentadas as esculturas intituladas “A Nereida com Querubins e Cavalos Marinhos e “Netuno Luta Contra um Polvo”.

Fontes em Roma

Fotos: Alfredo Santucci

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *