Booking.com
Vaticano
Vaticano

10 curiosidades sobre o Vaticano

Dia 29 de junho é a data da Festa di San Pietro e Paolo, padroeiros de Roma, e feriado na capital italiana. São Pedro, martirizado por volta de 67 d.C e um dos doze apóstolos,  é considerado o primeiro bispo de Roma.

Vaticano, Roma, Itália

Seu nome verdadeiro seria Simão. Pedro (em grego Petros) significa “pedra, rocha”, o nome que lhe foi atribuído em seguida por Jesus em seu papel de fundador da igreja católica. Seu túmulo encontra-se nos subterrâneos da Basílica de São Pedro mas só pode ser visitado com com agendamento prévio.

São Paulo nasceu em Tarso, na Ásia Menor, e era descendente de uma família judia. De perseguidor dos cristãos – que considerava hereges – converteu-se ao Cristianismo aos 30 anos, quando teve uma visão em uma estrada de Damasco. É considerado o maior anunciador do Cristianismo, enfrentando muitas hostilidades.

Vaticano, Roma, Itália

Acredita-se que ambos foram executados na mesma data. Por esse motivo, as homenagens a São Pedro e São Paulo acontecem juntas, no dia 29 de junho. Se tiver a chance, não deixe de conhecer o Carcere Mamertino (Prisão Mamertina), onde estiveram presos os apóstolos.

Prisão Mamertina

Na noite do dia 29 de junho acontece em Roma um espetáculo de fogos de artifício na Piazza del Popolo e no post de hoje reunimos algumas curiosidades sobre o Vaticano. O Vaticano é o menor estado soberano do mundo, com cerca de 0,44 km quadrados. Foi constituído em 1929, logo depois da assinatura dos Pactos Lateranenses. É a verão moderna do estado pontifício que governou grande parte do território nacional até a data da união da Itália, em 1861.

Vaticano, Roma, Itália

Sua autoridade máxima é o Papa e possui correio, banco, serviços de telecomunicações, um exército, lojas e até o seu próprio jornal, chamado Osservatore Romano.

Vaticano, Roma, Itália

Sua língua oficial é o italiano, mas a legislação da cidade do Vaticano é o latim, idioma oficial da Santa Sé, o sujeito de direito internacional que exerce sua soberania sobre o estado Vaticano. Ninguém conquista a cidadania vaticana por nascimento. Ela é concedida exclusivamente aos cidadãos – inclusive laicos – que residem ou trabalham no território vaticano e aos seus familiares mais próximos.

Vaticano, Roma, Itália

Como é a sua situação financeira? O balanço relativo a 2015 evidenciava um déficit de 12,4 milhões de euros para a Santa Sé e um superavit de 59,9 milhões de euros para a cidade do Vaticano. As atividades culturais incidem nesse último valor, principalmente as entradas provenientes das vendas de ingressos para os Museus Vaticanos.

Vaticano, Roma, Itália

De acordo com o ranking de 2016, os Museus Vaticanos são o quinto museu mais visitado do mundo, com cerca de 6.066.649 visitantes. Seu inestimável acervo inclui desde artefatos egípcios, achados gregos e etruscos, esculturas cristãs primitivas, até obras primas do Renascimento, peças de arte moderna e joias arquitetônicas como a escadaria na forma de hélice dupla projetada por Giuseppe Momo. O clímax da visita é, obviamente, o deslumbre com as Salas de Rafael e a Capela Sistina.

Vaticano, Roma, Itália

O Estado da Cidade do Vaticano possui sua própria bandeira e  um hino oficial, adotado a partir do final da década de 40. Sua música foi composta por Charles Gounod e a letra por monsenhor Antonio Allegra. Seus primeiros versos são esses: Roma immortale di Martiri e di Santi, Roma immortale accogli i nostri canti, Gloria nei cieli a Dio nostro Signore, Pace ai Fedeli, di Cristo nell’amore.

Vaticano, Roma, Itália

A famosa Guarda Suiça foi escolhida por Papa Júlio II em 1506, principalmente pela lealdade de seus soldados. Acredita-se que o atual uniforme da Guarda Suiça tenha sido desenhado pelo coronel Jules Reponds, inspirando-se nas pinturas de Rafael. 

Vaticano, Roma, Itália

Parece inacreditável, mas até 1969 a pena de morte ainda era prevista no Vaticano no caso de assassinato do Papa. Ela foi abolida definitivamente em 2001, graças a uma iniciativa de João Paulo II. Na recente reforma da justiça penal Vaticana, Papa Francisco eliminou a prisão perpétua e reforçou a pena em caso de crimes contra menores e reciclagem de dinheiro.

Vaticano, Roma, Itália

A Basílica de São Pedro recebe turistas do mundo todo e, em seu interior, possui valiosas obras de arte como o baldaquino de Bernini, a Pietà de Michelangelo e a estátua de bronze de São Pedro. A escultura representa o santo sentado no trono segurando as chaves do céu. Os peregrinos costumam beijar o pé da estátua.

Vaticano, Roma, Itália

A praça de São Pedro, ponto de encontro de católicos do mundo todo, foi desenhada por Bernini no século XVII. Sua forma elíptica e suas colunas representam, simbolicamente, o abraço da igreja aos seus fiéis. O obelisco no centro da praça possui 40 metros de altura e foi trazido do Egito para Roma durante o império de Calígula.

Se tiver interesse em visitar os Museus Vaticanos, a Basílica de São Pedro, a Prisão Mamertina, reserve antecipadamente os seus ingressos aqui, com a Get your Guide, parceira desse site. Assim você colabora com a atualização constante do nosso site.

This article has 2 comments

  1. Denya

    Oi Anelise,
    Excelente post! Vou compartilha-lo na fanpage do Grazie a te, ok?

    Abraços e bom feriado!
    D

  2. anelise sanchez

    Obrigada minha querida! Muito generoso da sua parte! Grazie mille! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *