Booking.com
Roma, Itália
SaborearSentirVer

10 prazeres ao alcance de todos em Roma

Final de ano é período de balanço. De bons propósitos. De promessas como aquela de dedicar mais tempo a atividades prazerosas. De jurar de pé junto que é hora de mudar. Estava pensando que muitas vezes não é preciso estabelecer metas impossíveis ou revolucionar a nossa rotina para vivenciar dias repletos de alegria.

Quem acompanha colunas de lifestyle já deve ter lido a propósito do “hygge”, uma palavra dinamarquesa que em linhas gerais poderia ser traduzida como “aconchego”. O Oxford Dictionary inseriu o termo entre as palavras do ano e muitos a consideram algo que além de um vocábulo. Para os dinamarqueses “Hygge” é um estilo de vida, tudo aquilo que traz bem-estar, mas pessoalmente acho que os italianos foram os pioneiros em matéria de pequenos prazeres.

Os romanos possuem um grande “savoir faire” em hedonismo e presenteiam-se cotidianamente com pequenos mimos. Privilégio de poucos? Não exatamente. Engane-se quem pensa que a felicidade só combina com consumismo. Nesse post apresento dez hábitos romanos – com custo zero ou um preço simbólico – que geram alegria de sobra. Conhecendo os italianos, não é de estranhar que alguns são ligados à boa mesa.

Un piatto di pasta al pomodoro (Um prato de massa com molho de tomates)

Os italianos costumam dizer que os pratos mais simples são aqueles mais difíceis de serem preparados. Uma lista de ingredientes bem curtinha e matéria-prima de excelente qualidade é o que faz a diferença em uma das receitas símbolos de italianidade. Pasta al dente com tomates beijados pelo sol do verão e pelo perfume de manjericão é algo que o seu paladar não esquecerá tão facilmente.

pasta al pomodoro

Arte e bellezza gratis per tutti (Arte e beleza grátis para todos)

No primeiro domingo de cada mês os romanos não perdem a oportunidade de visitar gratuitamente um dos inúmeros museus da cidade. Apreciar o imenso patrimônio artístico e cultural da cidade eterna é sinônimo de felicidade garantida.

museus de Roma

Mangiare allaperto (Comer ao aberto)

Nos dias de verão, é comum a gente voltar para casa e sentir pelas ruas o aroma de pizza que acaba de sair do forno. A vontade de curtir a cidade, jantando fora e  passeando até tarde pelas ruas de bairro como Trastevere só aumenta.

bairro Trastevere, Roma

Comprare il giornale in edicola (comprar o jornal na banca)

Como comentei nesse post, o acesso a livros jornais e revistas é bem mais democrático na Itália. O preço desses bens de consumo é mais acessível e é um prazer comprar um jornal e perder uma boa parte da manhã para ler as notícias sem pressa em uma praça cenográfica da capital.

Nutella

Un bicchiere di vino (Um copo de vinho)

Para os romanos, não é preciso esperar uma ocasião especial ou uma data específica para abrir uma garrafa de vinho. Com moderação, ele é sempre uma boa companhia para um bate-papo com os amigos, para esquentar um dia frio ou para criar uma atmosfera aconchegante.

Godere il tramonto romano (Curtir o por do sol romano)

Pode parecer inacreditável, mas a cor do céu de Roma no final dos dias de primavera é um espetáculo único. Seus tons de alaranjado cobrem os tetos e cúpulas da cidade presenteando os seus habitantes com um espetáculo inesquecível.

por do sol romano

Fare colazione al bar (Tomar o café da manhã em uma cafeteria).

Cappuccino e croissant é um binômio ao qual a maior parte dos romanos não renuncia. A pausa em uma cafeteria representa não só a chance de agradar o paladar, mas um momento para bater papo com o “barista” amigo ou informar-se com os colegas do trabalho sobre as últimas novidades do escritório.

cappuccino italiano

Prendere il sole all´isola Tiberina (Tomar sol na Ilha Tiberina)

Quem já esteve na cidade na primavera ou no verão deve ter notado que nesse período do ano os romanos adoram tomar sol na Ilha Tiberina observando o movimento do rio e aqueles que praticam canoagem. Custo zero, prazer dobrado.

ilha tiberina

Aprire un barattolo di Nutella (Abrir um pote de Nutella)

O senso de culpa pode ficar para o ano seguinte. Alguém lembra da cena do cineasta Nanni Moretti com um pote gigante de Nutella no filme Bianca? Apesar de outras variações da famosa creme de chocolate e avelãs terem surgido no mercado, a Nutella continua sendo a principal companheira de aventura dos gulosos. No café da manhã, no lanche ou no recheio do croissant o creme é a cara dos romanos mais gulosos.

Pedalare sul Lungotevere (Pedalar as margens do rio Tibre)

Atravessar as belezas da cidade pedalando ao longo do rio Tibre faz bem ao corpo e à alma. Melhor ainda se o passeio for acompanhado pela brisa do final da tarde.

 bike em Roma

 

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos de Roma ou o passe de atrações e transportes Roma Pass, adquirindo ingressos para shows e reservando passeios guiados com a Get your Guide nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60