Booking.com
abruzos, pescara
CulturaVer

Itália que surpreende: No Man’s Land e o seu museu a céu aberto

Estamos acostumados a pensar em um museu como um espaço fechado, com ar condicionado, monitorado por video câmeras e, muitas vezes, com obras protegidas por vidros.

no man´s land, Abruzos

Fotos: Gino di Paolo

O arquiteto Yona Friedman inverteu completamente esse conceito.

Nascido na Hungria na década de 20 e residente em Paris desde 1948, Friedman é um visionário que repensou o papel da arquitetura na vida dos cidadãos.

Abruzos, Itália

Fotos Gino di Paolo

Para ele, não é o arquiteto que cria uma cidade, mas são os seus moradores que a inventam e colaboram ativamente com o cenário ao seu redor.

Do seu ponto de vista, uma cidade desabitada, mesmo nova, é apenas uma ruína e em um mundo extremamente edificado, em vez de edifícios, é preciso construir imagens.

região de Abruzos, Itália

Fotos: Gino di Paolo

Partindo desse ponto de vista, com a colaboração de Jean-Baptiste Decavèle e outros artistas, Friedman acaba de realizar, na Itália, uma de suas maiores e mais surpreendentes projetos: a instalação intitulada  No Man’s Land (Terra de Ninguém).

Localizada na cidade de Loreto Aprutino, na província de Pescara (região dos Abruzos), o projeto lançado por Friedman é uma espécie de museu a céu aberto que ocupa mais de dois hectares de terreno.

Abruzos

Fotos: Gino di Paolo

Para realizar a obra, o artista e seus colaboradores empregaram pedras brancas de rios e uma estrutura composta por mil canas de bambu, além de ter criado um dicionário imaginário entalhado no tronco de duzentas árvores de nozes.

A iniciativa envolveu os alunos da Accademia di Belle Arti de Roma e da faculdade de arquitetura de Pescara e também os estudantes de escolas da região, incentivando assim a completa sinergia entre a arte e cidadãos.

No Man´s Land, Pescara

Fotos: Gino di Paolo

O conceito fundamental evidenciado no título do projeto  No Man’s Land  é anular a ideia de propriedade, transformando a arte em um bem coletivo.

No Man’s Land inaugurada no último dia 14 de maio e sera administrada por uma fundação cujo objetivo é continuar promovendo a cultura e o território dos Abruzos.

No Man’s Land: Contrada Rotacesta (Loreto Aprutino), Pescara. Entrada grátis. Horário: das 9h às 20h.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *