Booking.com
trufas brancas, Alba
Sentir

Gastronomia de Alba, cidade das trufas brancas, é premiada pela Unesco

Alba, terra das trufas brancas, acaba de receber o título de “cidade criativa para a Gastronomia pela Unesco”. Depois de Parma, a capital do território delle Langhe, no Piemonte, é a segunda cidade italiana a receber o reconhecimento.

Piemonte, Itália

Fotos: Regione Piemonte

Idealizada em 2004 para prestigiar cidades do mundo todo em setores como cinema, literatura, música, artesanato e arte popular, a iniciativa da Unesco reforça a imagem de excelência do patrimônio enogastronômico do Piemonte. Na região nascem alguns dos produtos italianos mais famosos do mundo.

Piemonte, Itália

 Se você é o tipo de pessoa que não abre mão de experiências culinárias durante uma viagem, considere seriamente a hipótese de incluir o Piemonte em um roteiro pela Itália. Nas colinas nos arredores de Alba são cultivadas uvas com qualidades organoléticas peculiares e que dão origem a vinhos renomados reconhecidos com as denominações DOC (Denominazione di Origine Controllata) e DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita).

Videiras autóctones como aquela de uvas Nebbiolo – ideais para o envelhecimento – transformam-se em vinhos de fama internacional como o Barolo Docg , o Nebbiolo d’Alba Doc e o Barbaresco Docg. No Piemonte também são produzidos outros vinhos como o Dolcetto d’Alba doc e o Barbera d’Alba.

Piemonte, Itália

Os terrenos de Alba estão em simbiose perfeita com o tartufo bianco (trufa bianca), um dos ingredientes mais caros e sofisticados da gastronomia italiana. Graças à paciência e aos esforços de cães treinados, essa iguaria pode ter uma cor que oscila entre o branco e o marrom claro. A sua tonalidade e aroma podem variar de acordo com planta com o terreno e as plantas que o circundam. O carvalho, por exemplo, garante à trufa um sabor e um perfume intensos.

Uma das combinações mais famosa é aquela entre i tajarin (pasta fresca bem fininha, a base de ovos) e as trufas brancas. Até o dia 26 de novembro acontece, nos finais de semana, a Fiera Internazionale del Tartufo d´Alba; um evento com uma rica programação como mercados, análise sensorial e degustações de trufas.

Piemonte, Itália

Nas colinas da região Piemonte também crescem uma das melhores variedades italianas de avelãs: as chamadas “nocciole” da variedade “Tonda gentile delle Langhe”. Esse tipo de fruta seca é empregada em produtos como torrones, gianduiotti, na preparação de chocolates, sorvetes, tortas e no bonèt, um doce a base de amaretti, chocolate, ovos, leite, café e rum.

Piemonte, Itália

Para os amantes de queijos, além da Toma Maccagno, produzido há mais de um século, o Piemonte é a terra do Castelmagno, um dos queijos de maior prestígio em território nacional, usado na receita do risotto a base de trufasCom tantas especialidades gastronômicas, não é de estranhar o fato que um dos melhores restaurantes da Itália – o Piazza Duomo – liderado pelo chef Enrico Crippa, fique em Alba. Além das disputadas três estrelas Michelin, Crippa foi considerado o melhor chef do mundo pela Académie Internationale de la Gastronomie.

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *