Booking.com
Alberobello, Puglia, Itália
MonumentosVer

Alberobello e os trulli com símbolos mágicos

Alberobello é uma cidade que possui uma beleza rústica, ancestral. Situada na Puglia, que geograficamente é conhecida como o salto da Itália, Alberobello é um dos três sítios classificados como patrimônio da humanidade pela Unesco na região. Os outros dois são o castelo de Federico II e o santuário de São Miguel Arcanjo.

trullis em Alberobello

A paisagem árida das estradas que percorremos até lá pode te levar, erroneamente, a pensar em uma civilização pouco evoluída. Até que as oliveiras centenárias, os pomares frondosos, as cerejeiras e os tetos cônicos dos trulli começam a compor um cenário mágico. Não por acaso, em 1797 Alberobello recebeu do rei Fernando IV de Bourbon o título de cidade real.

Itália, Alberobello

Muitos estudiosos atribuem a origem dos trulli à Mesopotâmia, ao Kurdistão ou ao México, sustentando que esse tipo de construção representa o aperfeiçoamento arquitetônico das cabanas de barro.

Alberobello e os trulli

Os trulli são antiguíssimos e concentram-se na Valle d´Itria desde a pré-história. Portanto, ancestral não é só um eufemismo. Essas construções circulares são peculiares porque possuem telhados realizados sem argamassa. Pedras horizontais são empilhadas em círculos concêntricos cada vez menores, até completá-lo com um pináculo decorativo.

igreja trullo em Alberobello

Suas paredes são espessas e rigorosamente brancas e o seu interior é fresco durante o verão e quente durante o inverno.

Alberobello e os trulli na Itália

Muitos tetos foram decorados com símbolos solares, religiosos – como a hóstia que lembra o emblema da Ordem dos Jesuítas – ou o candelabro judaico, folclóricos e até astrológicos. Provavelmente, serviam como proteção contra o mau olhado ou para venerar divindades que, supostamente, protegiam uma colheita abundante. Estima-se que nos tetos dos trulli de Alberobello existam mais de 200 símbolos diferentes.

Alberobello e os trulli na Itália

O trullo nasce como uma estrutura essencialmente camponesa. Aqueles que cultivavam os terrenos para famílias ricas precisavam de um alojamento para dormir á noite, além de um espaço para o celeiro ou armazenar ferramentas e afins. Inicialmente possuiam um único ambiente, mas com o crescimento dos núcleos familiares muitos deles foram divididos em mais de um quarto ou em dois andares.

símbolos dos trulli em Alberobello

Existe a hipótese que os trullos tenham sido construídos sem argamassa porque, eventualmente, em caso de inspeção por parte do Reino de Nápoles, pudessem ser facilmente demolidos.

Alberobello e os trulli na Itália

Hoje, além dos trulli usados como residência, muitos foram transformados em lojas, adegas e até em uma igreja. Quando estive lá, além de encontrar um grupo de brasileiros tive o privilégio de assistir a um casamento dentro da pitoresca igreja-trullo de Sant´Antonio.

Alberobello e os trulli na Itália

Os principais bairros de Alberobello são Monti e Aia Piccola, com os seus becos repletos de trullos de todos os tipos. Uma tentação irresistível para quem alimenta uma paixão pela fotografia.

A Get your Guide, parceira desse site, organiza excursões para Alberobello saindo de Bari. Mais informações aqui.
Ufficio Informazioni Turistiche di Alberobello: Via Monte Nero, 3. Distância entre Bari e Alberobello: cerca de 60 km

Outros posts sobre a Puglia:

Nel blu dipinto di blu: Polignano a mare 

Itinerário para desvendar a alma de Bari Vecchia    

Via delle Orecchiette: pasta e portas abertas em Bari



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *