Booking.com
Vespa, moto italiana
Informações práticas

Ícone italiano: a Vespa completa 70 anos

Hoje, 23 de abril, a Vespa – um dos maiores ícones do made in Italy – festeja 70 anos.

Imaginem a Itália no ano de 1946, logo depois da Segunda Guerra Mundial: um país devastado e fortemente atingido pela depressão econômica.

aluguel de Vespa em Roma
Foi nesse cenário hostil que Enrico Piaggio, com o auxílio do engenheiro aeronáutico Corradino d´Ascanio e o desenhador Mario D´Este, apresentou ao mercado o primeiro protótipo da moto que conquistaria o mundo.

Inicialmente o lançamento não suscitou o entusiasmo dos italianos.

alugar moto na Itália
A Vespa custava cerca de 55 mil liras e o seu inventor tentou realizar uma parceria com a famosa marca Motto Guzzi.

A empresa recusou a proposta de tornar-se revendedor da Vespa e os 50 primeiros exemplares da moto foram comprados pelos próprios funcionários da Piaggio. Uma demonstração inequivocável da confiança que tinham no projeto.

Vespa em Roma
Com o passar do tempo a moto conquistou o status de objeto do desejo de uma geração inteira de italianos. Nada como sonhar com uma gita fuori porta (passeio fora da cidade) a bordo de uma Vespa.

O produto tornou-se cada vez mais acessível e atualmente o número de apaixonados pela moto, inscritos nos chamado Vespa Club, chega a 60 mil pessoas.
A Vespa é um verdadeiro objeto- fetiche e merece até um espaço fixo no MoMa de New York.

O cinema também contribuiu significativamente com a fama.

moto Vespa em Roma
Quem não lembra da cara de felicidade de Audrey Hepburn e Gregory Peck em A Princesa e o Plebeu ou na contagiante sensação de liberdade de Nanni Moretti que percorre os bairros de Roma a bordo de sua Vespa em Caro Diário?

Para quem estiver pensando em organizar uma viagem para a Itália, vale a pena saber que na cidade de Pontendera (cerca de 15 minutos de Pisa) fica o Museo Piaggio.

O local exibe diversos modelos raros da moto italiana no mundo. Entre eles, uma moto com a carroceria decorada por ninguém menos que o pintor Salvador Dalì.

Quem estiver em Roma e não quiser perder a chance de dirigir uma Vespa pode alugar a moto em uma dessas lojas:

Bici& Baci

Rome for you

Moto Colosseo

On Road

Eco Move Rent

Museo Piaggio: Viale Rinaldo Piaggio, 7 (Pontedera – Pisa). Aberto de terça à sexta das 10h às 18h, sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h e domingos (segundo e quarto domingo do mês) das 10h às 18h. Ingresso gratuito.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!



Booking.com

Evite filas e reserve já ingressos antecipados para os principais monumentos italianos ou passeios em diversas cidades do mundo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *