Blog sobre viagens e turismo na Itália.
Booking.com
navio italiano Amerigo Vespucci
Ver

Amerigo Vespucci: o veleiro italiano que atrai multidões de turistas

Muitos brasileiros aproveitam a passagem pela Europa para fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Pessoalmente, não amo esse gênero de viagem. O único país que visitei a bordo de um navio foi a Grécia. Essa minha resistência a viagens marítimas, no entanto, não me impede de admirar a beleza de obras-primas da engenharia naval.

Arregalei os olhos diante de maravilhas como o Museo do Vasa, em Estocolmo, e de seu navio homônimo, dos grandes barcos ancorados em portos históricos como Gênova ou Rodes. Desde a infância, os navios sempre povoaram a nossa imaginação, assim como o personagem de Alice através do espelho, capitã do The Wonder.

Se eles não fossem tão fascinantes, ficaria difícil explicar o fenômeno dos navios naufragados como atração turística ou porquê muitos estrangeiros ainda preferem chegar a um lugar frágil como a Piazza San Marco, em Veneza, a bordo de navios gigantescos.  A Itália possui grande know-how no setor da indústria naval e organiza, anualmente, um salão náutico na cidade de Gênova.

navio Amerigo Vespucci

Se você vier para a Itália e não pretende fazer um cruzeiro, uma maneira de apreciar todo o talento italiano no setor naval é conhecer o Amerigo Vespucci. O nome soa familiar, não? Se trata do navio mais antigo da Marinha Militar italiana, operativo desde 1931. Na verdade, é um veleiro de 82 metros de comprimento que nos lembra os históricos navios ingleses.

navios na Itália

Totalmente construído na cidade de Castellamare di Stabbia, na região da Campânia, no sul do país, o navio é utilizado unicamente para o treinamento dos alunos da Accademia Navale italiana e ultimamente também navegou para promover a candidatura de Roma como sede das Olimpíadas de 2024, iniciativa sucessivamente reprovada pela prefeitura da capital. Em 1960, também transportou a chama olímpica do porto de Pireus, em Atenas, até Siracusa, na Sicília.

Mas o que o Amerigo Vespucci tem de tão especial? Em 1962, recebeu o título de “navio mais belo do mundo” e graças a um restauro realizado a partir de 2006 ainda hoje mantém intacta toda a sua beleza. Recentemente, para festejar o seu 85° aniversário, o navio fez várias paradas nos principais portos italianos e europeus como aqueles da França, Espanha, Portugal, Irlanda e Noruega. Milhares de turistas enfrentar filas para não perder a chance de conhecer de perto cada detalhe do veleiro e visitar as mostras temporárias organizadas a bordo.

O Amerigo Vespucci é um embaixador da engenharia naval e da cultura italiana no mundo e, periodicamente, navega pelos portos do mundo todo em ocasiões especiais. O Post-Italy.com ficará de olho no calendário de eventos do veleiro e divulgará as próximas datas aqui no site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *