Booking.com
gestos em italiano
Dialetos e língua italiana

Gesticular como um italiano

Você se esforça para aprender a língua italiana, para se familiarizar com o uso do “tu” e do “lei”. Capricha no sotaque e tenta não fazer feio com o as conjunções e verbos irregulares. O que você talvez ainda não saiba é que na Itália a linguagem verbal é acompanhada por outra, paralela, aquela composta pelos gestos.

Quem nunca se divertiu imitando as mãos de um italiano que gesticulam quase involuntariamente? Já havia escrito sobre esse tema no post Aprender italiano em gestos. O que para a maioria dos estrangeiros é um comportamento exótico e pitoresco, para os italianos é algo natural e que vem de longe.

lingua italiana em gestos

Na reportagem The Italian Gesture produzida pelo New York Times, a professora Isabella Poggi explica que já no passado, nas cidades populosas do sul do país, gesticular era uma maneira de chamar a atenção durante um discurso.

Os séculos se passaram mas o hábito de utilizar as mãos para enfatizar aquilo que se está comunicando continua mais vivo do que nunca. Para quem quiser aprender alguns dos gestos mais comuns entre os italianos e os seus significados, descobri um app bem simples para que também pode ser usada como teclado em seu smartphone.

A aplicação que comprei na App Store custa menos de 2 euros, se chama Gesticon e cada figura possui uma explicação. Assim, a próxima vez que conversar, mesmo que virtualmente, com um colega italiano já sabe como reforçar a sua mensagem. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *