Booking.com
Dialetos e língua italiana

Aprender italiano em gestos

Antes de organizar a sua viagem você, provavelmente, estudou algumas palavras ou até comprou um mini dicionário português-italiano. Agora, que tal aprender o italiano em gestos?

Para quem ama esse país é importante saber que por aqui a comunicação entre as pessoas não baseia-se exclusivamente na linguagem falada.

Quem tem um parente ou amigo dessa nacionalidade deve ter notado que os gestos exercem um papel fundamental na interação entre italianos.

As mãos que gesticulam são um símbolo autênticamente italiano e, muitas vezes, podem ser mais eloquentes do que tantas palavras.  Por isso acho que os gestos são, sem exageros, um patrimônio nacional da península italiana.

Quem nunca perguntou a si mesmo o significado de movimentos como aquele do dorso da mão que acaricia o queixo ou aquele dos cinco dedos unidos, que agitam-se em uma mão? Eles poderiam ser respectivamente traduzidos com expressões como ma chi se ne frega? (quem se importa?) e che stai dicendo? (o que você está dizendo?).

Observando os italianos em uma praça, na fila do banco, na parada de ônibus ou no trânsito é como fazer um curso intensivo de cultura italiana.

Esses gestos geram tanta curiosidade nos estrangeiros que até o consulado americano em Milão produziu um vídeo bem divertido sobre esse tema. Quem tiver interesse pode assisti-lo aqui.

Outra dica para quem quiser saber mais sobre esse assunto é o livro “Supplemento al dizionario italiano” (Corraini Edizioni), do pintor, escultor, gráfico e designer Bruno Munari. Outro dia, em uma papelaria, dei de cara com esse livro e não resisti ao seu fascínio.

dicionário-de-italiano

A obra custa cerca de 12 euros (on-line o preço é mais em conta) e examina, em detalhes e com o auxílio de fotografias, os gestos mais comuns entre os italianos, traduzindo-os em quatro línguas: italiano, inglês, francês e alemão.

Foto em destaque: Corraini Editore 

Algumas grandes livrarias no centro de Roma:

La Feltrinelli

Galleria Alberto Sordi (Via del Corso)

Aberta de segunda à sexta das 10h às 21h, aos sábados das 10h às 22h e aos domingos das 10h às 21h.

IBS

Via Nazionale, 252 (Metrô Reppublica)

Aberta de segunda a sábado das 9h às 20h e aos domingos das 10h às 13h30 e das 16h às 20h.

Borri Books

Localizada no interior da estação Termini

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *