Booking.com
Campo de´Fiori, Roma
Roma secreta

Arco di Grottapinta: a passagem secreta a poucos metros de Campo de´Fiori

Se você já conhece as principais atrações de Roma e acha que no centro histórico não há nada mais do que renomados monumentos turísticos engana-se.

Campo de´Fiori, Roma

Recentemente, vi uma entrevista com Jude Law, protagonista da série televisiva The Young Pope; uma produção internacional dirigida por Paolo Sorrentino e gravada principalmente na capital. 

Arco di Grottapinta, Campo de´Fiori

Ele disse algo que sempre pensei. Que se você tiver as chaves para ter acesso a lugares privilegiados em Roma se surpreenderá sempre. Por trás de portões aparentemente anônimos existe um mundo maravilhoso e desconhecido pela maioria dos turistas: jardins monumentais, terraços com vistas incríveis, edifícios históricos, salas circundadas por obras de arte de grande prestígio.

Arco di Grottapinta, Campo de´Fiori

A passagem antes do recente restauro.

Claro que ter acesso a lugares assim não faz parte da rotina da maioria dos estrangeiros. No entanto, o centro histórico de Roma também possui fascinantes atrações quase desconhecidas que estão ali, prontas a serem exploradas, de graça.

Roma secreta: Arco di Grottapinta

No fundo do Mercato di Campo de´Fiori, à esquerda, existe uma passagem (quase secreta) que une a Piazza del Biscione con a Via di Grottapinta.

Roma secreta: Arco di Grottapinta

Essa rua leva o nome da igreja desconsagrada de Santa Maria in Grottapinta e se você notar bem a imagem aqui embaixo notará que na Via di Grottapinta alguns prédios possuem uma forma semicircular. Isso porque foram construídos sobre os restos do antigo Teatro di Pompeo, o primeiro a ser erguido em Roma por volta de metade do I século a.C.

Campo de´Fiori

A chiesa di Santa Maria in Grottapinta foi desconsagrada em 1343 e por volta de 1800 foi transformada em um orfanato. A passagem bem escondida chama-se Arco di Grottapinta (grotta dipinta ou gruta pintada), porque é decorada com pinturas como anjos, colunas e a imagem da Madonna della Misericordia del Pulzone, transferida na igreja de San Carlo ai Catinari, nos arredores de via Arenula.

Campo de´Fiori

Antes e depois do restauro.

E o que esse lugar tem de tão especial? É uma espécie de mini galeria de arte, repleta de afrescos, em pleno centro histórico de Roma. Com o passar dos anos, o local que também é conhecido como Passetto del Biscione sofreu com atos de vandalismo e pichações, mas a partir de 2014 Roberto Lucifero, diretor do adjacente Centro Studi Cappella Orsini financiou pessoalmente o restauro do Arco di Grottapinta.

Campo de Fiori em Roma

O projeto durou dois anos e foi estudado em detalhes. Os afrescos e a imagem da Madonna della Misericordia del Pulzone foram reproduzidos minuciosamente. Uma curiosidade sobre essa imagem sacra é que exatamente no Arco di Grottapinta teve origem um dos provérbios mais populares da capital. A frase “cercare Maria per Roma” (procurar Maria Por Roma) pode ser equiparada ao nosso “procurar uma agulha no palheiro“, referindo-se a algo difícil de ser encontrado já que Maria é um nome muito comum.

Campo de Fiori em Roma

O afresco da santa estava tão bem escondido que era necessário organizar uma caça ao tesouro para admirá-lo. Hoje, graças a esse financiamento, o Arco di Grottapinta resplende em toda a sua beleza, deixando a cidade ainda mais encantadora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *