rio tibre
CulturaVer

Roma: meio quilômetro de história ilustrada

Uma das primeiras coisas que associamos à Roma é o seu imenso patrimônio de arte antiga, mas nos últimos anos a cidade tem se consolidado como um importante polo cultural de novos movimentos artísticos e estéticos.

Roma, rio Tibre

A construção de museus e pontes projetados por grandes nomes da arquitetura moderna e a revitalização de periferias graças a murais de street art são só alguns exemplos do fermento intelectual que contagiou a cidade eterna.

triumphs and laments

Quem tiver a chance de passear pelas margens do rio Tibre vai se surpreender com a última novidade de Roma; um projeto do artista sul- africano William Kentridge.

Intitulada Triumphs and Laments, a obra ocupa 550 metros dos muros de mármore travertino construídos ao longo do rio que atravessa a cidade.

lungotevere, roma

Situado exatamente no percurso entre Ponte Sisto e Ponte Mazzini, o projeto narra – em uma sequência não cronológica – triunfos e derrotas da história milenária de Roma através 80 figuras de até dez metros de altura.

rio Tibre em Roma

Os protagonistas da obra são personagens como Rômulo, o Papa e Pier Paolo Pasolini.

Roma, Itália, rio Tibre

O aspecto mais interessante de Triumphs and Laments é o fato de tratar-se de um projeto artístico eco compatível, baseado na hidro limpeza dos muros que circundam o rio. Em prática, cada personagem desenhado com moldes de stencils chega até as margens do Tibre em embalagens seladas e numeradas.

figuras de street art em roma

Em seguida, com a coordenação de um cenógrafo, cada figura é aplicada ao muro e ressaltada graças a jatos de vapor. A água remove a pátina negra de mofo e poluição e evidencia o contorno dos personagens como em um desenho negativo.

Roma, street art, Itália

O resultado é incrível, mas como em Roma a burocracia quase sempre fala mais alto, Kentridge esperou anos até obter a autorização definitiva para a sua obra. Os muros são sujeitos a vínculos arquitetônicos e, além disso, surgiram perplexidades a propósito da técnica adotada pelo artista e sobre a necessidade de interromper uma parte da ciclovia ao longo do Tibre para levar adiante o projeto artístico.

ciclovia em Roma

Triumphs and Laments é uma obra totalmente realizada graças a patrocinadores privados e será oficialmente inaugurada em um vernissage na noites do próximos dia 21 de abril, data que segundo a lenda coincide com a fundação de Roma.

A inauguração prevê espetáculos gratuitos de música de Philip Miller e sombras dançantes e deverá se repetir na noite de 22 de abril.

street art, itália

Com o passar dos anos e a ação de agentes atmosféricos a obra, provavelmente, desaparecerá coberta por plantas e poluição, mas por enquanto, antes mesmo de ser inaugurada, já é um sucesso. Entre ciclistas, turistas e romanos que correm as margens do Tibre, não há quem não pare, boquiaberto diante dos muros, para observar suas figuras gigantescas.

Triumphs and Laments (Percurso entre Ponte Sisto e Ponte Mazzini)

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!

Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *