Booking.com
Roma secretaSexto Sentido

Roma insólita: Sant’Eustachio, a igreja com a cabeça de cervo

Quando você passear pelas ruas de Roma sugiro que você aguce a vista e, se puder, olhe para cima. Só assim você poderá capturar a riqueza de detalhes, as sacadas floridas, as cúpulas monumentais, placas em homenagem a personalidades ou a importantes momentos históricos, nichos com imagens sacras, paredes recobertas de agradecimentos por bênçãos recebidas (per grazia ricevuta) ou algo inesperado.

basilicas-de-roma

Para quem gosta de curiosidades, já escrevi o post 10 passeios misteriosos e bizarros em Roma e hoje vou contar mais uma delas.  No Rione Sant’Eustachio, aquela área de Roma localizada nos arredores do Panteão e da Basilica di de Santa Maria Sopra Minerva, a maioria dos turistas vaga à procura de um dos melhores espressos da cidade, aquele do Caffè Sant’Eustachio, ou do elefantinho de mármore de Bernini que decora o obelisco na Piazza della Minerva.

basilica-santo-eustachio

Enquanto isso, poucos notam outro animal que se transformou no símbolo do bairro: o cervo. Quando estiver diante da Basilica di S.Eustachio observe o alto de sua fachada barroca. Em vez de um crucifixo, você notará a cabeça de um cervo com uma cruz entre seus chifres; um ícone insólito para uma igreja cristã.

santo-eustachio-roma-italia

Desde 2016, depois de um apelo do Papa Francisco às necessidades dos mais pobres, essa igreja da capital arrecadou fundos e inaugurou uma estrutura que os romanos chamaram de “Casa da Misericórdia”. Além de oferecer refeições gratuitas aos moradores de rua, a estrutura também oferece aos mais necessitados a possibilidade de usufruir de áreas comuns como banheiros, lavanderia e biblioteca.

igrejas-de-roma

A origem desse lugar de culto, no entanto, é ligada a um general romano que se chamava Plácido. Ele prestava serviços ao imperador Trajano na Ásia Menor e um dia, enquanto comandava suas tropas e caçava, foi surpreendido por um cervo. Hábil caçador, ele preparou o arco e a flecha para matar o animal, mas naquele momento notou uma cruz entre os chifres do cervo. Tocado pelo acontecimento, ele e toda a sua família converteram-se ao cristianismo e Plácido passou a adotar o nome grego de Eustachion , cujo significado é “boa sorte”.

rione-santo-eustachio

Apesar da troca de nome, Eustáquio enfrentou uma série de desventuras depois de ter se convertido. Perdeu seus bens e foi obrigado a fugir para o Egito, onde sua mulher e filhos foram raptados. De acordo com relatos históricos, apesar das dificuldades ele nunca perdeu a própria fé. O sucessor de Trajano, o imperador Adriano, contestou a conversão de Eustáquio e ordenou que ele oferecesse um sacrifício aos deuses de Roma. Eustáquio não aceitou a ordem do imperador e junto com a família foi condenado à morte por suplício dentro de um recipiente de metal incandescente em forma de touro.

Os restos mortais do santo foram conservados em um sarcófago localizado sob o altar maior da basílica romana, enquanto outras relíquias encontram-se na igreja de Saint Eustache, em Paris. No altar da igreja fica uma pintura realizada por Nicola Salvi, o mesmo arquiteto que projetou a Fontana di Trevi, que retrata a dramática cena.

Você curte o Post-Italy.com? Saiba que você pode contribuir com a atualização constante do blog contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide, fazendo o seu seguro de viagens ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site você contribui com o Post-Italy.com e organiza melhor a sua viagem. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *