Booking.com
Basílica de Santa Maria Maior em Roma
OuvirSinos de igrejas e basílicas

Basílica de Santa Maria Maior e o espetáculo da neve no verão

Como assim? Neve em Roma em pleno verão? Desde 1983, todos os anos, na noite do dia 5 de agosto, a praça que hospeda a basílica papal de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior) em Roma transforma-se em palco do espetáculo artificial da nevasca e de efeitos especiais como luzes e sons.

Basílica Santa Maria Maggiore, Roma, Itália

O evento é realizado graças a máquinas que lançam do teto pétalas brancas de dália e relembra o milagre de 358 d.C que deu origem a esse lugar de culto. Naquela data, a Virgem apareceu em sonho ao Papa Libério e lhe ordenou que fosse construída uma igreja no local em que caísse a neve.

Basílica Santa Maria Maggiore, Roma, Itália

Segundo os católicos, na manhã do dia 5 de agosto uma nevasca inesperada cobriu o bairro do Monte Esquilino e o pontífice decidiu obedecer à Madonna e construir ali Santa Maria Maior graças ao financiamento de um patrício romano. Acredita-se que foi o próprio Papa Liberio que traçou o perímetro da igreja sobre a neve. Essa imagem famosa foi representada pelo pintor italiano Pietro Vannucci, mais conhecido como Perugino, na obra Miracolo della Neve (Milagre da Neve, de 1472).

Roma, Itália, Santa Maria Maior

A basílica é a primeira do Ocidente dedicada à Virgem Maria e foi finalizada pelo Papa Sisto III por volta de 431, quando Maria foi solenemente proclamada Mãe de Deus no Concílio de Éfeso.

Santa Maria Maior

A Basílica de Santa Maria Maior é aquela que mescla, com harmonia, diferentes estilos arquitetônicos como o cristão primitivo e barroco. As colunas e as três naves são do século V, enquanto o seu piso de mármore, assim como aquele da famosa Basílica de São Clemente, é composto por raros mosaicos cosmatescos. O teto dourado da igreja pode ser atribuído ao período renascentista e alguns históricos sustentam que o ouro empregado na obra foi o primeiro trazido por Cristóvão Colombo da América.

igrejas em Roma: Basílica de santa maria Maior

Suas cúpulas, fachadas e capelas são barrocas e uma curiosidade é que em Santa Maria Maior também existe uma Capela Sistina, assim chamada porque encomendada pelo Papa Sisto V.

Do lado de fora da basílica, não deixe de observar a coluna de mármore proveniente da ex basílica de Constantino decorada com a estátua de bronze da Virgem e o menino.

Basílica de Santa Maria Maior: Piazza di Santa Maria Maggiore, aberta diariamente das 7h às 19h. Parada de metrô mais próxima: Termini (linha A) ou Cavour (Linha B).
Quer evitar as filas imensas para visitar a Basílica de São Pedro? Compre seu ingresso antecipadamente aqui

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! 



Booking.com


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *