Booking.com
basílicas de Roma
Vaticano

As imperdíveis basílicas papais de Roma

Você já teve a chance de visitar alguma das basílicas papais de Roma?

Em uma primeira viagem à capital italiana e, principalmente, em ocasião de um Ano Santo, uma passagem pela Basílica de São Pedro é um programa irrenunciável.

Você pode não ser cristão, mas para percorrer a história de Roma e compreender o papel fundamental da arte na divulgação dos valores católicos precisa conhecer não só a maior basílica vaticana, mas também as outras três basilicas papais.

San Giovanni in Laterano, Santa Maria Maggiore e San Paolo Fuori le Mura são igrejas monumentais que conservam diversos tesouros artístico culturais. Contemplá-los significa, metaforicamente, consultar uma espécie de bíblia ilustrada.

Pietà

Afrescos, esculturas, cúpulas, capelas e altares projetados por expoentes da arte italiana traduzem a fé e a história em arte, provocando êxtase e maravilha.

Percorrer as quatro basílicas papais de Roma em um único dia é uma missão para corajosos.

Pessoalmente, sugiro alternar a ida até esses lugares de culto com passeios ao aberto, até para ter tempo de assimilar melhor tantos estímulos e informações.

Nesse post, reúno algumas informações úteis sobre as basílicas e suas principais atrações.

San Giovanni in Laterano

Mais antiga do que a Basílica de São Pedro, San Giovanni in Laterano – catedral da diocese de Roma – foi a residência oficial dos papas até 1309.

são francisco de assis

Costantino – o primeiro imperador romano a converter-se ao Cristianismo – tornou-se proprietário do edifício que antigamente era chamado de Palazzo dei Laterani e decidiu doar o complexo à igreja. Foi nessa basílica que o ritual de abertura da Porta Santa foi realizado pela primeira vez, em 1423.

Sua estrutura foi reconstruída diversas vezes e o seu interior foi decorado, principalmente, por Borromini, o grande rival de Bernini.

Sua fachada é caracterizada pelas estátuas de Cristo e dos apóstolos e algumas de suas principais atrações são:

  • um batistério octagonal com mosaicos do século V
  • um afresco de Bonifácio VIII cuja autoria é atribuída a Giotto e que retrata o Papa anunciando o ano sagrado de 1300
  • um altar no qual só o Papa pode celebrar missa
  • Relíquias de São Pedro e São Paulo
  • Claustros construídos por volta de 1220

San Giovanni, Roma

O complexo de Latrão (Laterano) também é composto pelo Palazzo Pontificio. Seus destaques são a capela particular dos papas, conhecida como Sancta Sanctorum, e pela Scala Santa, as escadas que Jesus teria subido antes de ser julgado e crucificado.

Para chegar lá: Pegar a linha A do metrô e descer na parada San Giovanni.

Santa Maria Maggiore

Essa é uma das basílicas mais espetaculares da capital porque mescla diferentes momentos históricos: vestígios paleocristãos, teto típico do período do Renascimento, uma torre medieval e uma fachada barroca.

Pouca gente sabe mas ela também é conhecida como Santa Maria da Neve. Segundo uma crença cristã, a Virgem teria inspirado a sua construção, aparecendo no sonho do Papa Liberio. Em uma manhã de agosto de 356, em pleno verão europeu, uma inesperada nevasca esbranquiçou a zona do bairro Esquilino e o Papa Liberio teria desenhado na neve o perímetro da futura basílica.

Santa Maria Maggiore

Ela é famosa por algumas atrações como:

  • uma escada helicoidal projetada por ninguém menos Bernini
  • a Cappella Paolina, desenhada em 1611 pelo mesmo arquiteto da Villa Borghese: Flaminio Ponzio
  • o túmulo do Papa Sisto V, situados na chamada Cappella Sistina (homônima daquela situada no Vaticano), desenhada por Domenico Fontana
  • A relíquia da Natività: fragmentos do berço de Jesus que teriam sido transportados até Roma em 642
  • Raros mosaicos dos séculos 5 e 13
  • O túmulo do grande artista Gian Lorenzo Bernini

Basílica di San Paolo Fuori le Mura

Para chegar lá: Pegar a linha A do metro e descer na parada Termini. Em seguida, pegar a saída para Via Giolitti, seguir até o cruzamento com Via Gioberti e caminhar sempre reto até chegar a Piazza Santa maria Maggiore.

San Paolo Fuori le Mura

A linda basílica de San Paolo Fuori le Mura, dedicada ao apósotolo Paulo, é facilmente reconhecível graças ao seu imponente ingresso formado por cem colunas.

Basílica de São Paulo, Roma, Itália

Apesar de ser imensa e de localizar-se em uma área mais periférica da capital, a basílica mantém aquela atmosfera tranquila típica de uma badia.

A igreja atual é uma reconstrução daquela incendiada em 1823, mas algumas de suas partes, como o seu claustro, de 1241, são originais.

Todos os anos, centenas de fiéis visitam a igreja e emocionam-se diante do confessio, o local situado baixo do altar onde acredita-se que São Paulo teria sido enterrado.

O que você não pode perder ao visitá-la:

  • Uma fachada com mosaicos do século XIX
  • uma abside com mosaicos que representam a figura de Cristo e apóstolos
  • um lindo claustro completado em 1214
Para chegar lá: Pegar a linha B do metrô e descer na parada San Paolo.

Basílica di San Pietro

San Pietro foi erguida sobre as fundações de uma antiga basílica do século IV, construída por ordem do imperador Constantino, sobre o túmulo do apóstolo São Pedro, enterrado em 64 d.C.

San Pietro, Roma

O seu interior é repleto de obras de arte de grande valor e a mais famosa é a Pietà, esculpida por Michelangelo.

Outros destaques da basílica são o túmulo de João Paulo II, o altar e o Baldaquino desenhado em 1624 por Bernini e realizado com o bronze que pertencia ao Panteão, a estátua de bronze de São Pedro com o pé consumido pelos beijos dos fiéis e a Cattedra de São Pedro, na qual o apóstolo sentava-se durante seus sermões.

Olhando para o alto, o seu olhar sera capturado pela cúpula de Michelangelo decorada por mosaicos e, observando os nichos ao redor do altar notará as imensas estátuas de santos relacionados à Paixão de Cristo.

Para chegar lá: Linha A do metrô, parada Ottaviano-San Pietro

Evite filas e reserve aqui o seu ingresso antecipado para visitar a Basílica de São Pedro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *