Booking.com
bate-volta Roma-Rieti
Ver

Bate-volta: de Roma a Rieti, quatro tipos de passeios em uma única cidade

Visitando Rieti, a primeira sensação que tive foi aquela de estar em Amsterdam. Uma ponte, casas à beira de um rio, atmosfera bucólica e, nos arredores, monumentos e paisagens de tirar o fôlego.

bate-volta Roma-Rieti

Localizada a cerca de 100 km da capital italiana, Rieti é uma das províncias da região do Lácio (as outras são Roma, Viterbo, Latina e Frosinone). Por sua posição geográfica, sempre foi chamada de umbigo da Itália ou Umbilicus Italiae, come diziam os romanos e como lembram a placa e o monumento de mármore circular que ficam na Piazza San Rufo.

bate-volta Roma-Rieti

O maior motivo de orgulho para os seus habitantes é a sua grandíssima importância histórica. Para começar, Rieti era a capital dos Sabinos. Quem eram eles? Uma tribo da região central da península itálica da qual eram originários um dos sete reis de Roma (Numa Pomilio) e também o imperador Tito Flavio Vespasiano. Para vocês terem uma ideia de seu poder, o Coliseu foi construído durante a sua dinastia.

bate-volta Roma-Rieti

O território de Rieti também possui um palácio eleito sede da residência papal e a imponência de seu passado glorioso ainda é visível pelas ruas da cidade.

bate-volta Roma-Rieti

Além das atrações de época medieval – como a sua cinta muraria, suas torres, o palácio papal e a catedral de Santa Maria – Rieti possui monumentos romanos como uma ponte do século IV sobre o rio Velino e magníficas arcadas na principal rua do comércio da cidade: Via Roma.

bate-volta Roma-Rieti

Quem caminha por essa rua nem imagina que embaixo dela ficam os vestígios de um viaduto romano construído no III século a.C. Confirmando a genialidade dos romanos, a construção unia a antiga Via Salaria com a cidade, evitando os perigos de possíveis alagamentos do rio que banha Rieti.

bate-volta Roma-Rieti

A visita aos subterrâneos da cidade acontece somente em alguns dias específicos: aos sábados às 18h e aos domingos às 11h e você precisa reservar o passeio com antecedência nesse site.

bate-volta Roma-Rieti

São Francisco de Assis passou um bom tempo de sua vida nos vales que circundam de Rieti e ali pertinho fica Greccio, local onde ele teria criado o primeiro presépio da história. Greccio fica a cerca de 20 km de Rieti e vale a pena esticar o passeio até lá.

bate-volta Roma-Rieti

A paisagem local é dominada por montanhas e o monte mais alto é o Terminillo (2216 metros), no inverno uma das metas mais frequentadas pelos romanos que adoram esquiar.

bate-volta Roma-Rieti

Nós passamos um dia muito agradável na cidade e confesso que fiquei particularmente surpresa com esses dois lugares. O primeiro é o imponente Palazzo Vecchiarelli, projetado pelo mesmo arquiteto que desenhou a fachada da Basílica de São Pedro (Carlo Maderno). O segundo lugar que me encantou foi com a Libreria Rieti (Via Roma, 61), uma surpreendente livraria no interior de uma antiga igreja: a Chiesa di San Pietro Apostolo. Nas paredes ainda é possível admirar afrescos e inscrições do edifício de culto.

bate-volta Roma-Rieti

Aproveitamos para almoçar na cidade e não nos decepcionamos no restaurante Da Antonietta (Via San Rufo, 12), que prepara pratos típicos da cozinha reatina. As especialidades da casa são pizzicotti, tonnarelli e o bolo e carne com uva passa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *