Booking.com
bate-volta Roma Spoleto
Città d'ArteVer

Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria

Há um bom tempo minha filha vinha me pedindo para que fizéssemos uma viagem de trem, um meio de transporte que ela ainda não havia experimentado.

festival-dei-due-mondi

Orchestra dell’Accademia Nazionale di Santa Cecilia e o bailarino Roberto Bolle, na foto de Luciano Romano

Confesso que com as tarifas atraentes de muitas companhias low cost, nos casos de viagens longas pela Itália sempre optei pelo transporte aéreo. A rapidez do avião, no entanto, nunca terá o mesmo fascínio de uma viagem de trem. O ritual de esperar a sua chegada na estação, admirar a paisagem da janela, tirar uma soneca ou aguardar a passagem do controllore pelos corredores do seu vagão provocam em mim uma frenesia pueril.

Spoleto, Umbria, Itália

Pensando em alegrar minha filha, aproveitei um feriado prolongado e reservei passagens para um bate-volta Roma-Spoleto; um programa perfeito para quem fica poucos dias em Roma mas não quer perder a chance de explorar uma cidade linda na região da Umbria.

Spoleto

Credits foto: Silvia Lelli

Os trens que saem da estação ferroviária de Termini chegam a Spoleto em cerca de 1 hora e 20 minutos. Se você parar para pensar, esse é um tempo bem menor do que aquele que às vezes perdemos no trânsito de grandes cidades. As tarifas para essa viagem são convenientes e um bilhete só de ida custa a partir de 8,80 euros. Combinamos essa viagem com um casal de amigos e, apesar das condições climáticas incertas, passamos um dia incrível porque a beleza de Spoleto nos conquistou.

Spoleto, Umbria, Itália

Fotos: A. Santucci

Em 1911, o escritor alemão Hermann Hesse visitou a cidade e escreveu uma carta para a própria esposa dizendo: Spoleto é a descoberta mais bela que fiz na Itália…O que acha se nós dois, com as crianças, viéssemos viver aqui um ou dois mesesNão sei se sua esposa aceitou a proposta, mas eu teria pensado seriamente na hipótese.

Spoleto é uma cidade de colina que possui o título de patrimônio mundial da humanidade e um passado glorioso. Foi uma das mais importantes colônias romanas de toda a Itália, esteve sob o domínio dos lombardos e também foi controlada pelo papado. Os vestígios desses períodos históricos estão espalhados por toda a cidade.

Spoleto, cidade da Umbria

Le nozze di Figaro

Essa localidade da Umbria conjuga perfeitamente beleza arquitetônica e natureza e qualquer cantinho de Spoleto deixará você encantado. Não por acaso, a Umbria é conhecida como o coração verde da Itália.

Duomo de Spoleto, Umbria

Fotos: A. Santucci

No final desse post vou elencar algumas de suas atrações imperdíveis, mas para explorar a cidade não é indispensável seguir um itinerário rígido. Perder-se entre as suas ruas, conversar com os seus habitantes, sentir o aroma de panelas no fogão ou dedicar mais tempo do que o esperado a uma loja de artesanato ou comida local (como as trufas negras) é uma ótima maneira de mergulhar na cultura e no estilo de vida spoletino.

lojas em Spoleto, Itália

Fotos: A. Santucci

Pelas razões acima, se você não conseguir visitar todas as atrações em um bate volta, esse será um ótimo motivo para justificar uma nova viagem para a Itália, não é mesmo? Enquanto passeávamos pela cidade, vários operários estavam montando o palco para o Festival dei Due Mondi, um dos eventos culturais mais importantes da Umbria.

Paisagem italiana: Spoleto

Todos os anos, entre os meses de junho e julho, esse festival promove shows de música, ópera, espetáculos de dança, teatro e exposições de arte. Em 2016, um dos destaques do festival é o bailarino italiano Roberto Bolle, étoile do Teatro alla Scala de Milão. A programação completa do festival está disponível nesse site e vale a pensa saber que, para que a cultura seja acessível a todos, alguns espetáculos possuem ingressos com preços simbólicos. 

Nesse período a cidade ferver, mas ultimamente o número de turistas e curiosos que visitam a cidade também aumentou porque a RAI, a TV estatal italiana, escolheu Spoleto para gravar as cenas de uma de suas séries famosas: Don Matteo, cujo protagonista é um padre.

Quando estive lá o clima ainda estava friozinho e concluímos o nosso passeio em uma típica taverna local. Fugimos dos restaurantes mais turísticos e nos deliciamos no La Lanterna. Um prato de massa artesanal com trufas negras, um cálice de vinho umbro e um misto com os melhores frios da região aquecem qualquer um!

Don Matteo, Spoleto

Cena da série televisiva italiana Don Matteo, ambientada em Spoleto

TOP TEN DI SPOLETO
  1. Cattedrale di Santa Maria Assunta e Piazza del Duomo: o cartão postal da cidade. O Duomo foi construído no século XII e possui ciclos de afrescos de artistas como Fra Lippo Lippi e Pinturicchio.
  2. Rocca Albonorziana e Ponte delle Torri: A fortaleza papal e a ponte das torres, um aqueduto do século XIV que está a 80 metros do chão são de tirar o fôlego
  3. Teatro Romano: descoberto em meados da década de 50, esse anfiteatro do I século a.C faz parte do complexo do Museo Archeologico Statale
  4. Arco di Druso: localizado ao sul da Piazza del Mercato, o arco fica no local de um antigo fórum romano e representava o seu ingresso triunfal.
  5. Casa Romana: Domus romana que provavelmente pertenceu a Vespasia Polla, mãe do imperador Vespasiano, e que ainda conserva perfeitamente sua pavimentação realizada com mosaicos e os ambientes típicos de uma casa patrícia do I século d.C.
  6. Basílica di San Salvatore: Patrimônio Unesco, é um dos monumentos da antiguidade mais importantes de Spoleto porque testemunha a sua fase de domínio pelos lombardos.
  7. Igreja de São Gregório: Essa igreja de estilo românico fica na Piazza Garibaldi e possui característicos confessionários de pedra.
  8. Palazzo Mauri: antiga sede da Accademia Spoletina, o palácio que antes pertencia a nobre família Mauri hoje é sede da biblioteca da cidade.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60