Booking.com
boca da verdade
MonumentosVer

Boca da Verdade em Roma: a protagonista de A princesa e o plebeu

Nos dias de hoje, antes mesmo de visitar uma cidade é possível ter a sensação de conhecê-la nos mínimos detalhes.

Consultamos guias eletrônicos, fazemos o download de aplicações, assistimos documentários em 3D, exploramos suas ruas com Google Earth.

boca da verdade em roma

De uma certa maneira, as palpitações, o deslumbramento e o prazer estético de quem vê um monumento famoso pela primeira vez é atenuado pela superexposição dos turistas à tecnologia.

Esse é um post que segue na contramão das tendências, do glamour, das luzes e da badalação porque a Bocca della Verità (Boca da Verdade) não é uma das atrações mais gettonate (de sucesso) de Roma.

A princesa e o plebeu

No passado, o monumento era um dos símbolos mais populares da cidade eterna e sinônimo de uma Roma naïf que está desaparecendo.

Quem, nos dias de hoje, ainda teme as consequências de colocar a mão na máscara?

Por isso ainda me encanto quanto revejo A princesa e o plebeu (Roman Holiday).

boca da verdade

Como não esboçar um sorriso cúmplice ao assistir a cena na qual Audrey Hepburn assusta-se diante do simulacro e abraça Gregory Peck?

A Boca da Verdade é maior do que você imagina. Tem 1,80 de diâmetro e, provavelmente, era a tampa de mármore de um antigo bueiro.

Outra hipótese é que se trata da tampa de um poço sagrado do antigo templo de Mercúrio: o local no qual os comerciantes romanos juravam ser honestos na própria profissão.

foro boario, roma

Na verdade, a igreja e o simulacro ficam na zona de Roma que antigamente era chamada de Foro Boario (mercado e bois).

Ela fica em uma das paredes do pórtico da igreja paleocristã de Santa Maria in Cosmedin e alguns estudiosos acreditam que representa uma antiga divindade fluvial, um Tritão com a boca aberta e os olhos arregalados.

Observando bem a sua superfície é possível notar algumas patas de caranguejo.

Santa Maria in Cosmedin foi construída por volta do século VI, onde antes existia um mercado alimentar. A sua torre em estilo românico e o seu pórtico foram realizados bem mais tarde, no século XII. Os seus destaques são o piso realizado com mosaicos, o coro medieval e trono do bispo.

A palavra Cosmedin deriva do grego kosmidion (ornado), atribuído à igreja por sua beleza.

A Boca da Verdade é um monumento do IV século a.C e segundo uma lenda devora a mão dos mentirosos. Quem arrisca?

Bocca della Verità: Piazza della Bocca della verità, 18. Aberta diariamente das 9h30 às 17h30. Ingresso gratuito

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!



Booking.com

Evite filas e reserve já ingressos antecipados para os principais monumentos italianos ou passeios em diversas cidades do mundo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *