Booking.com
bronzes de riace
CulturaVer

5 razões para conhecer os Bronzes de Riace

Há exatos 45 anos aconteceu uma descoberta incrível que ainda hoje continua fascinando estudiosos e turistas do mundo todo: as esculturas conhecidas como os Bronzes de Riace, protagonistas do Museo Archeologico di Reggio Calabria, no sul da Italia.

A estrutura foi inaugurada em abril do ano passado e desde então atrai millhares de visitantes. A notícia da abertura de mais um espaço expositivo em um país repleto de arte pode parecer secundária. Mas não é. No museu fica um precioso acervo de objetos da antiga e importante cidade de Rhegion e de outras colônias gregas.

Museo Archeologico di Reggio Calabria

Apesar de suas invejáveis paisagens de montanhas e mar, a Calábria sempre foi uma das regiões italianas injustamente associadas à uma reputação duvidosa. Fatores como o baixo crescimento econômico e a presença de organizações mafiosas como a ´Ndranghetta contribuíram com a imagem de atraso cultural da Calábria.

estátuas bronzes de Riace

Ainda hoje a região recebe poucos turistas estrangeiros, mas a Calábria não fica devendo nada para outras metas mais badaladas.

Seu extenso litoral de águas cristalinas e seu interior cortado pelas montanhas de Sila e Aspromonte são alguns de seus atrativos naturais, mas a região também está esforçando-se para conquistar o status de importante polo cultural italiano.

estátuas Bronzes de Riace

A Calábria (junto com a Apúlia, Sicília, Campânia e Basilicata) foi parte da Magna Grécia – a denominação atribuída ao sul da península itálica antigamente colonizada pelos gregos – e o Museu oferece inúmeras razões para você esticar a sua viagem até lá:

Itália, bronzes de Riace

 

  1. A RARIDADE DO ACERVO – O espaço reúne tesouros inestimáveis e, entre eles, as duas famosas estátuas gregas de bronze que representam guerreiros, chamadas de Bronzes di Riace. No início da década de 70 elas foram encontradas no fundo do mar nos arredores de Riace Marina e provavelmente foram realizadas por escultores atenienses para decorar o antigo templo de Delphi.

 Itália, museu de REGGIO CALABRIA

  1. PARA ADMIRAR A MAESTRIA GREGA – As esculturas foram, provavelmente, realizadas entre os séculos 5 e 6 a.C e colocam em evidência toda a maestria grega na manipulação do bronze. Os detalhes de ambas as peças demonstram grande realismo e o autor de uma delas é considerado Fídias, o maior escultor da Grécia antiga.

 

  1. PARA PERCEBER NA PELE A FRAGILIDADE HUMANA: basta observar a grandiosidade das estátuas (1,98 e 1,97 metros de altura), a perfeição dos corpos masculinos, seus olhos arregalados, a barba que garante autoridade ao rosto e pés bem arraigados no chão para sentir-se frágil e, ao mesmo tempo, maravilhado com a capacidade humana.

 Reggio Calabria, Itália

  1. SURPREENDER-SE EM MUSEU ALTAMENTE TECNOLÓGICO: cada detalhe do novo Museo Archeologico di Reggio Calabria foi cuidadosamente estudado para preservar o seu precioso acervo. O edifício é resistente a eventuais terremotos, painéis de vidro facilitam a entrada da luz, aumentando a majestosidade das peças, a temperatura do local é regulada constantemente e antes de admirar os as esculturas dos Bronzi di Riaci os visitantes devem permanecer por três minutos em uma sala que elimina bactérias que poderiam prejudicar as esculturas.

 Calábria, Itália

  1. CONTEMPLAR UMA LINDA VISTA PARA O MAR – Quem visita o museu não pode perder a chance de conhecer o roof garden projetado pelos mesmos arquitetos que desenharam o Palazzo delle Esposizioni em Roma com uma incrível vista para o mar.
Museo Archeologico Nazionale Reggio Calabria: Piazza Giuseppe de Nava, 26. Os ingressos custam 8 euros e o museu fica aberto de terça a domingo das 9h às 20h. Ingresso gratuito no primeiro domingo de cada mês. O tempo máximo de permanência na sala com os Bronzes de Riace é de 20 minutos.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, eu ganho uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais por isso. Assim você colabora com o site e eu agradeço!



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *