Blog sobre viagens e turismo na Itália.
Booking.com
Caffè Canova Tadolini em roma
CafeteriasSaborear

Canova Tadolini: o museu – cafeteria em Roma

Roma é repleta de lugares incríveis e nessa cidade respiramos arte e beleza. Um lugar fascinante que comprova essa teoria é o Museo Atelier Canova – Tadolini,  cafeteria localizada na Via del Babuino (a poucos metros da Piazza di Spagna), uma das ruas com as lojas mais elegantes da capital.

Caffè Canova Tadolini em Roma

Esse espaço é muito peculiar porque foi construído no interior do antigo ateliê do artista e escultor Antonio Canova (1757-1822), um dos grandes expoentes da arte neoclássica italiana.

Caffè Canova Tadolini em Roma

Sua fama ultrapassou fronteiras e Napoleão convidou o artista para ir até Paris, onde retratou o imperador e também a sua família.

Caffè Canova Tadolini em Roma

Algumas de suas esculturas mais famosas são Pauline Bonaparte como Vênus Vencedora (Galeria Borghese, Roma), Amor e Psiquê (Museu do Louvre, Paris), As três Graças (Museu Hermitage, Rússia), o Túmulo de Clemente XIII (Basílica de São Pedro, Vaticano) e Perseu com a cabeça da Medusa (Museus Vaticanos).

Caffè Canova Tadolini em Roma

A cafeteria Canova – Tadolini é repleta de esboços em gesso que o artista realizava antes de esculpir definitivamnete uma obra. Lá você encontrará, por exemplo, os bustos de alguns papas, estátuas equestres, perfis de corpos femininos.  Entre elegantes móveis e espelhos, as esculturas são as protagonistas do ambiente e, enquanto degustam um cappuccino ou um espresso, os clientes são circundados de beleza.

Caffè Canova Tadolini em Roma

O artista utilizou o laboratório de Via del Babuino até 1818, ano no qual decidiu ceder o ateliê ao seu colaborador preferido, Adamo Tadolini. O local foi utilizado por quarto gerações de escultores da família Tadolini, até 1967. Depois de Adamo, Giulio, Scipione e Enrico.

Caffè Canova Tadolini em Roma

Se inicialmente uma cafeteria e um laboratório artístico podem parecer incompatíveis, um segundo olhar, mais condescescente, confirma as palavras do poeta Paul Claudel : A ordem é o prazer da razão, mas a desordem é a delícia de imaginação.

Como sugiro aqui sobre furadas em Roma, em quase todos os locais da capital, consumir um café no balcão de um bar custa um preço. Consumi-lo sentado, outro, bem mais caro. Para evitar surpresas, faça como a maioria dos italianos e peça um bom espresso no balcão da cafeteria.

Na cafeteria Canova – Tadolini o preço de de um espresso é de 1 euro, ou seja, não superior ao outros bares do centro histórico.

Museo Atelier Canova Tadolini:  Via del Babuino 150A-B – Tel. 06/32110702.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.



Booking.com

728x90

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *