Booking.com
campo de fiori
Feiras e MercadosTocar

Passeando por Campo de’ Fiori em Roma

O mundo inteiro em uma praça. Ė assim que eu definiria Campo de’ Fiori, um dos lugares mais pitorescos  e efervescentes da cidade eterna.

Cenário de um vai e vem contínuo de romanos e turistas, Campo de’ Fiori foi palco de diversos acontecimentos que entraram para a história. Durante o período medieval, personalidades como nobres, cardeais e  comerciantes circulavam por ali.

mercado de campo de fiori

No Renascimento, a praça era repleta de hotéis, pousadas e restaurantes e muitos deles pertenciam à Giovanna Cattanei (conhecida como Vannozza), uma cortesã e, pasmem, amante do Papa Alexandre VI.

Se você observar com atenção o edifício situado entre os números 11-14 de Vicolo del Gallo, ali pertinho, notará que ali ainda existe o brasão da família Vannozza.

campo de fiori em Roma

No centro da praça o que salta aos olhos è a famosa estátua de Giordano Bruno mas, antigamente, no lugar do monumento existia uma fonte que, na década de 20, foi deslocada e ainda encontra-se na Piazza della Chiesa Nuova.

mercado de Roma: Campo de Fiori

O filósofo foi queimado em uma fogueira por heresia, em 1600, por ter ousado apoiar as teorias de Copernico. Foi acusado de anti-clericalismo, hoje  é um dos símbolos da liberdade de expressão. Saibam que esse assunto é  coisa séria para os italianos, que incluiram a liberdade de manifestar o próprio pensamento na própria Constituição.

Campo de’ Fiori também foi a praça na qual foi  exibida a sentença que condenou o o pintor Caravaggio depois que ele assassinou um adversário.

campo de fiori no centro de Roma

Hoje a praça é o palco de todas as tribos. Pela manhã a protagonista de Campo de’ Fiori é uma feira (cara), mas que vale a pena ser visitada para conhecer um pouco mais os hábitos e a culinária romana.

Ali você encontra frutas, verduras, azeite, queijos, macarrão, cafeteiras e por aí vai.

praça Campo de Fiori

Antes do almoço, a praça é repleta de gente que tenta acalmar a fome com um pedaço de pizza ou outras delícias do forno de Campo de’Fiori. No final do dia, a piazza é frequentada por italianos e estrangeiros que fazem uma pausa para um aperitivo em um wine bar como a Vineria e aproveitam para curtir a atmosfera descontraída de Campo de’Fiori.

E você já esteve lá? Tem alguma dica sobre Campo de’ Fiori para compartilhar com os leitores do blog?

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *