Blog sobre viagens e turismo na Itália.
Booking.com
Canal Grande em Trieste, Itália
Ver

Canal Grande em Trieste, o ponto mais badalado da cidade amada por James Joyce

Eu não sei vocês, mas toda vez que viajo e conheço uma nova cidade gosto de fazer uma brincadeira. Depois de explorar uma meta de “de cabo a rabo” eu me pergunto: moraria aqui?

Canal Grande em Trieste

Como se diz em italiano, a pergunta “lascia il tempo che trova”. Em outras palavras, acaba ali mesmo, na fantasia de alguns segundos, já que Roma é o meu lugar.

Canal Grande em Trieste

É raro, mas claro que pode acontecer de não cair imediatamente de amores por um lugar. Nesse caso, sempre dou uma segunda chance a ele, programando outra viagem para lá e novas explorações.

Canal Grande em Trieste

Com Trieste foi exatamente o contrário. Pessoalmente, adorei a cidade. Talvez porque essa cidade do norte da Itália reúna várias coisas que adoro: o mar, cafeterias históricas, arquitetura linda, várias áreas reservadas para pedestres, a bora (o vento forte e gelado) o amor pela literatura e um saudável hedonismo. Quem não curtiria passar finais de tarde degustando um bom vinho à beira de um canal marítimo?

Canal Grande em Trieste

Durante os dias que passei por lá, notei que uma grande vivacidade em seu centro histórico, principalmente em proximidade do Canal Grande, repleto de barzinhos e locais ao aberto.

Canal Grande em Trieste

O chamado Canal Grande fica bem no centro da cidade, no meio do caminho entre a estação ferroviária e a famosa Piazza Unità d’Italia.

Canal Grande em Trieste

Construído a partir de 1754-1756 por um veneziano, ele foi realizado escavando o principal coletor das salinas locais, que foram enterradas para permitir a expansão urbanística da cidade.

Canal Grande em Trieste

Inicialmente, o Canal Grande era mais comprido e chegava a banhar a igreja de Sant’Antonio, até que na década de 30 a sua parte final – incluindo um barco que estava ali desde a primeira guerra mundial – foi coberta para inaugurar a Piazza Sant’Antonio.

Canal Grande em Trieste

Hoje, as margens do canal são uma das zonas mais badaladas de Trieste e em suas águas refletem-se o Palazzo Gopcevich e a sua fachada branca e vermelha, a histórica cafeteria Stella Polare, a igreja neoclássica de Sant’Antonio Taumaturgo e o templo ortodoxo de San Spiridione.

Canal Grande em Trieste

Ao lado da ponte fica um monumento fotografado por todos os turistas, a estátua em bronze do escritor James Joyce e a praça Ponterosso, ponte de encontro “dei triestini”.

Canal Grande em Trieste

Passear pelas margens do Canal Grande te reconcilia com o mundo. “A minha alma está em Trieste”, escreveu Joyce. Pelo jeito, ele não é o único…

Leia também outros posts sobre a região do Friuli Venezia Giulia e programe a sua viagem para lá!

Molo Audace em Trieste e as jovens que costuram bandeiras italianas

Castello di Miramare em Trieste, o monumento mais fotogênico da cidade

Palmanova, a cidade na forma de estrela e repleta de simbolismos

Gorizia, a Itália de fronteira a poucos passos da Eslovênia

EVITE FILAS COMPRANDO INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para as atrações que pretende visitar com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações italianas.

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy eu agradeço!  Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Lembre-se que o seguro é obrigatório nas viagens para a Europa! Ninguém merece imprevistos durante as férias. Faça a sua cotação agora mesmo e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *