Booking.com
Cultura

Caravaggio e a trilogia de São Mateus em San Luigi dei Francesi

Já dediquei um post sobre as obras A conversão de São Paulo e A crucificação de São Pedro, realizadas por volta de 1601 por Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio.

Ambas as telas estão situadas na igreja de Santa Maria del Popolo e podem ser visitadas gratuitamente.

Como durante diversos séculos – principalmente durante o período do Renascimento – os Papas descedentes de famílias ricas e poderosas foram os principais patrocinadores e compradores de arte, é fácil imaginar porque muitas obras-primas italianas encontram-se no interior de lugares de culto católico.interior-igreja-san-luigi-dei-francesi

É difícil visitar uma das inúmeras igrejas romanas e sair de lá decepcionado.

Seja qual for a sua sensibilidade estética, sempre haverá um estilo arquitetônico, um altar, um teto, escultura ou quadro capaz de te surpreender.

Essa emoção pode ser ainda maior se tiver a possibilidade de contemplar não uma, mas três telas de Caravaggio de uma vez só.

Em San Luigi dei Francesi, igreja nacional da comunidade francesa em Roma finalizada em 1589, você encontrará uma trilogia de pinturas dedicadas a São Mateus: Vocação de São Mateus, Martírio de São Mateus e São Mateus e o Anjo.

Esse lugar de culto fica bem pertinho do Pantheon e também pode ser visitado gratuitamente.

O importante é ficar de olho nos horários de abertura da igreja.

Esses quadros possuem um valor inestimável e são visitados por milhões de pessoas pela sua beleza, porque são extremamente realistas, pelo uso da técnica do chiaroscuro e porque mesclam um tema cristão com cenas de vida comum.

quadro-vocação-são-mateus-caravaggio

Alguns críticos acreditam que o artista preferiu começar o seu trabalho inspirando-se na Vocação de São Mateus, a obra que retrata o momento em que Mateus é convocado por Jesus para seguir a vocação religiosa.

Nessa obra, o santo é lembrado em em seu trabalho de coletor de impostos. Ele encontra-se em uma taberna e a dramaticidade da cena é acentuada por um ambiente escuro e asfixiante.

Caravaggio era um rebelde e costumava usar pessoas às margens da sociedade – como meretrizes – para representar personagens bíblicos e enfurecendo os seus clientes.

O passado de São Mateus é lembrado no dinheiro, colocado sobre a mesa, enquanto a figura de Cristo, quase escondida, convoca Mateus para a chamada divina.

caravaggio-martírio-são-mateus

No Martírio de São Mateus, um carrasco seminu está prestes a agredir a sua vítima, enquanto uma platéia observa a cena, incrédula.

A força expressiva da pintura é acentuada pelos olhos do próprio Caravaggio, que em um auto-retrato no fundo da pintura, foge covardamente em vez de evitar o delito.

são-mateus-e-o-anjo

Enfim, São Mateus e o Anjo foi realizada por volta de 1602 mas inicialmente recusada porque não conforme com a encomenda realizada ao pintor.

Na primeira versão do quadro, o santo era representado com a fisionomia de um homem do povo e quase analfabeto. Um anjo parecia guiar a mão do santo enquanto escrevia o próprio evangelho.

O quadro presente atualmente na igreja de San Luigi dei Francesi, com São Mateus retratado com uma auréola, foi a segunda pintada por Caravaggio.

San Luigi dei Francesi:   Piazza di San Luigi dei Francesi, 5 (ali pertinho do Pantheon). Aberta diariamente das 10h às 12h e das 16h às 19h. Fechada às quintas-feiras na parte da tarde. Entrada grátis. Se você quiser conhecer essa igreja, não perca a chance de realizar um passeio guiado com a Ticket Bar. Eles vão te buscar no seu hotel e levá-lo para visitar San Luigi dei Francesi, a Fontana di Trevi, o Panteão, as escadarias de Trinità dei Monti, a Piazza di Spagna e a Praça Navona. Saiba tudo aqui.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *