Booking.com
museus de Roma
CulturaVer

Centrale Montemartini: admirar a beleza evitando multidões

Roma é uma das cidades que mais atraem estrangeiros.

Em qualquer época do ano, visitar seus principais monumentos nas horas de pico significa disputar a cotoveladas um lugar para jogar sua moedinha na Fontana di Trevi, desviar de numerosos grupos de turistas pelas ruas, muitas vezes enfrentar filas ou perder a paciência com quem insiste em fazer barulho dentro da Capela Sistina.

museu romano

O patrimônio de Roma não é só dos romanos e é justo que tanta beleza não seja exclusividade de poucos.

No entanto, existem dias nos quais gostaríamos de ter a cidade à nossa disposição.

Dias nos quais nutrimos a ilusão de poder contemplar em silêncio e sem pressa as maravilhas da cidade eterna: uma missão difícil mas não impossível.

museus da cidade de Roma

Claro que em uma primeira viagem para Roma você não pode perder a chance de conferir e fotografar suas atrações mais conhecidas, mas a capital italiana também possui muitos outros lugares interessantes menos frequentados pelo turismo de massa.

Um deles é o fascinante Museo della Centrale Montemartini, localizado nos arredores do bairro de Ostiense.

museu de Roma, Itália

Posso dizer que esse é um museu especial porque sua magnífica coleção de esculturas clássicas gregas e romanas é exposta no interior da primeira antiga central elétrica de Roma, chamada Giovanni Montemartini.

Em 1997, para reorganizar os espaços expositivos de outros museus da capital surgiu a idéia de organizar na antiga central elétrica uma mostra intitulada As máquinas e os deuses (Le macchine e gli dei).

museus de Roma: Montemartini

O que inicialmente era temporâneo tornou-se um dos museus mais incríveis da capital.

Aquilo que poderia ser considerada uma improvável união entre arqueologia clássica e arqueologia industrial revelou-se uma combinação perfeita.

museo della centrale Montecatini na cidade de Roma

O branco cândido das estátuas expostas contrasta com a beleza rúvida de antigas máquinas industriais, como geradores, criando um cenário único.

O Museo della Centrale Montemartini reúne peças extraordinárias como esculturas dedicadas à poesia, à música e ao teatro, obras que homenageiam famosos personagens femininos, como Cleópatra, afrescos, preciosos mosaicos do início do I século a.C e estátuas que decoraram o antigo Teatro di Pompeo e da área sacra do Largo Argentina, em Roma, antigamente ocupada por quatro templos.

passeios em Roma: museo Montemartini

A visita ao Museo della Centrale Montemartini pode ser um ótimo programa para quem já conhece os principais monumentos da cidade e procura um museu muito original.

gasometro, roma

Para chegar lá: Museo della Centrale Montemartini. Via Ostiense, 106 (Roma). Pegar a linha B do metrô e descer na parada Garbatella.
Horários e preço: de terça a domingo das 9h às 19h. Fechado às segundas-feiras, 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. Ingressos: 7,50 euros
Para dúvidas e comentários, por favor utilize o formulário presente no final da página. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *