Booking.com
qualidade de vida na Itália
Informações práticas

De norte a sul, as cidades com a melhor qualidade de vida na Itália

Cidade grande nem sempre é sinônimo de bem-estar. Pelo menos não na Itália. Acaba de ser publicado o ranking anual das cidades italianas com a melhor qualidade de vida. A vigésima oitava edição da iniciativa promovida pelo jornal Il Sole 24 Ore analisou o território italiano de norte a sul de acordo com 42 indicadores de seis macro setores.

A ideia é avaliar não só as condições econômicas, riqueza e consumo, mas também aspectos como mercado de trabalho, inovação, meio ambiente, serviços prestados, justiça, segurança, cultura e tempo livre.

O dato mais evidente do estudo é que os nomes que ocupam o vértice do ranking são cidades de montanha que concentram-se no norte do país, na região dos Alpes. A cidade com a melhor qualidade de vida na Itália é Belluno (já premiada em 1990), na região do Vêneto, seguida por Aosta, Sondrio, Bolzano, Trento e Trieste.

A pesquisa confirma uma tendência difícil de ser revertida; o gap econômico entre o norte e o sul do país. Oito entre as dez últimas posições do ranking foram ocupadas por cidades das regiões Campânia e Puglia.

A última classificada é Caserta e a penúltima Taranto, nos últimos anos protagonista de escândalos envolvendo a contaminação ambiental provocada por uma fábrica de aço. No que refere-se às grandes cidades, Palermo – futura capital italiana da cultura em 2018 – ganha duas posições em relação a 2016 e fica com o 97° lugar do ranking.

Nápoles se mantém como 107° classificado, Gênova perde 27 posições e fica com o 48° lugar. Milão ocupa a oitava posição, Florença a décima segunda, Bolonha a décima quarta e Roma é vigésima quarta, antes de Turim (40° lugar).  O estudo coloca vícios e virtudes em relevo e a esperança é que os indicadores sirvam como bússola para os administradores locais. A lista completa com a classificação das cidades você encontra aqui

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *