Booking.com
CulturaVer

Luzes, câmera, ação! Passeio em Cinecittà.

Semana passada, finalmente consegui fazer um passeio incrível: uma visita aos lendários estúdios cinematográficos de Cinecittà.

Antes de mais nada, algumas indicações: não esperem encontrar no lugar a atmosfera “pirotécnica” de Hollywood ou o glamour do parque “Walt Disney Studios” em Paris, mas não considero esse aspecto como algo negativo.

Ali ainda respira-se a atmosfera “artesanal”, a paixão visceral que une os diretores de arte, cenógrafos e marceneiros italianos ao cinema.

Cinecittà não representa somente um set cinematográfico, mas a própria história italiana.

cinecittà-roma-itália

Para quem não sabe, Cinecittà é um um complexo de teatros e estúdios, localizados na periferia romana, construídos na década de 30 como braço direito da propaganda fascista Nas palavras do ditador, a sétima arte era “a arma mais forte do Estado”.

Imaginem que no período de inauguração de Cinecittà, a Itália era um país prevalentemente rural, que ainda desconhecia as rodovias e a urbanização e cuja população comunicava-se em diferentes e inúmeros dialetos.

cenários-de-cinecittà-roma

Naquela contexto, o cinema era uma espécie de “janela para o mundo” que alimentava a imaginação coletiva. Com o fim da segunda guerra mundial e a liberação italiana, Cinecittà transformou-se em uma espécie de abrigo para esfolados, abandonando temporariamente a sua vocação para o cinema.

Foi por esse motivo que, no mesmo período, Roberto Rossellini gravou nas ruas da capital as principais cenas de “Roma città aperta”, em meio a um cenário de devastação bélica, roubando a eletricidade da redação do jornal americano Stars and Stripes e realizando malabarismos para obter um financiamento para a sua obra prima.

ingresso-visita-cinecittà

Foi somente a partir da década de 50 que Cinecittà conquistou a fama de “Hollywood sobre o Tibre”, servindo de cenário para filmes épicos como Ben Hur e o colossal Quo Vadis.

Mais tarde, Cinecittà começou a consolidar-se como o palco privilegiado para o filão do “Spaghetti Western”.

cenário-assis-em-cinecittà

Muitos deles eram gravados em desertos de países como a Tunísia ou Marrocos, mas as cenas de interior eram rodadas nos estúdios romanos.  Os italianos assistiam aquele gênero de filme e sonhavam, em muitos casos, sem saber que o “western” era uma produção nacional.

O nome de Cinecittà também é inseparável daquele de Federico Fellini, que amava gravar as cenas de seus filmes no chamado “studio 5”.  Se visitar os estúdios, poderá contemplar uma mostra dedicada ao cineasta, com direito a entrevistas com o “maestro” os vestidos usados em seus principais filmes.

O percurso do passeio também prevê uma visita ao set desenhado pelo cenógrafo Dante Ferretti (prêmio Oscar) para o filme Gangs of New York, de Martin Scorsese e reutilizado para a gravação de outros filmes como Shutter Island e The Aviator e também para diversas séries televisivas italianas.

cenário-gangs-of-newyork

Incrível apreciar o realismo de um cenário realizado principalmente a base de isopor.  Outro set interessante è aquela chamado “Roma”, um set que reproduz a arquitetura de Roma nos tempos de Júlio César e que deu origem à homônima série anglo-americana.

Ali você encontrará os principais edifícios civis e religiosos da Roma antiga, quase todos realziados com estruturas de madeira recobertas por painéis de resina.

cinecittà-em-roma

Enquanto passeia, cruzará com marceneiros e artesãos. Dessa vez eles estavam trabalhando na manutenção de um cenário que reproduz a cidade de Assis. O percurso também inclui visitas didáticas a salas dedicadas a temas como roteiro, som, trajes e direção no cinema.

conhecer-cinecittà-roma

Quem quiser também pode fazer uma pausa na cafeteria de Cinecittà, com decoração inspirada na sétima arte, ou voltar para casa com algum souvenir sobre o cinema italiano.

Cinecittà si Mostra – Cinecittà Shows Off: Fechada às terças-feiras – Preços visitas guiadas: 20,00 (adulto) e 10,00 crianças de 6 a 10 anos.  Para consultar os horários das visitas: http://www.cinecittasimostra.it (Endereço: Via Tuscolana, 1055). Para chegar lá: linha A do metrô, parada Cinecittà.

This article has 2 comments

  1. Pedro (Viaje com Pedro)

    Muito interessante! Não sabia da existência do Cinecittà, mas parece muito interessante. E muito curioso, o fato de tantos filmes importantes terem sido feitos lá.

  2. olioviadellafonte

    Muito interessante teu blog sobre Roma.
    Tenho também um blog aqui na Itália. Se interessar passe lá para dar uma olhada : viadellafonte.com
    Já assinei para receber por email !
    Eliane

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *