Booking.com
Città della Pieve, Umbria, Itália
Città d'ArteVer

La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve

Quando a gente pensa em Úmbria, geralmente a nossa imaginação corre para lugares como Assis e Perugia ou sonha com os vinhedos de Montefalco. Conhecida como “coração verde da Itália”, a Úmbria é uma meta surpreendente se você procura cidades medievais, tesouros artísticos do Renascimento, ótima gastronomia e paisagens bucólicas.

Città della Pieve, Úmbria

Aqui no blog já dediquei alguns posts a cidades como Gubbio, Orvieto e Spoleto, famosa por seu festival de artes.

Città della Pieve, Úmbria

Città della Pieve é um vilarejo gracinha. Fica na província de Perugia, na fronteira entre a Toscana e a Úmbria, e pode ser um ótima pedida para um bate e volta saindo de Roma.

Città della Pieve, Úmbria

Precisa de um motivo para te convencer aí até lá? Tenho muitos. Antes de mais nada, a sua arquitetura de “vicoli” (becos sinuosos) e casas com telhados de terracota, características do século XIII. Uma das ruas mais pitorescas é o Vicolo Baciadonne (beija-mulher), considerada uma das mais estreitas da Itália.

Città della Pieve, Úmbria

Do ponto de vista artístico, Città della Pieve é a terra natal de Pietro Vannucci, mais conhecido como “Perugino”. Ele foi um dos pintores mais importantes do Renascimento e mestre de Rafael. Um dos passeios imperdíveis na cidade é o Museo-Civico Diocesano di Santa Maria dei Servi, local que além de um rico acervo de pinturas italianas possui uma atmosfera e uma luz incríveis. Um lugar perfeito para os amantes da fotografia.

Città della Pieve, Úmbria

Como em qualquer outra cidade italiana, Città della Pieve esbanja cultura gastronômica. Além do vinho e do azeite, o lugar é famoso pela produção de zafferano ou açafrão de excelente qualidade. O produto é cultivado lá desde o século XIII e é um souvenir autêntico para levar na sua bagagem de volta ao Brasil.

Città della Pieve, Úmbria

O verão é o mês mais animado na cidade. É nessa época do ano, em meados de agosto, que acontece o Palio dei TerzieriOs chamados “terzieri” foram nomeados pela primeira vez em 1250, período no qual a cidade medieval foi dividida em três partes que representavam diferentes classes sociais: a aristocracia, a burguesia e os camponeses.

Città della Pieve, Úmbria

Além de um desfile histórico com cerca de 700 figurantes como damas, cavalheiros, plebeus e comedores de fogo, no Palio os “terzieri” encenam uma antiga caça ao touro com o uso de lanças. Com o tiro ao arco, os homens atiram em formas ou silhuetas de papel que representam o animal e são apoiadas em um pedestal móvel.

Città della Pieve, Úmbria

Você pode conferir o calendário completo com a programação no site do Palio dei Terzieri, mas todo ano, durante essa manifestação, vários espetáculos de praça atraem público até Città della Pieve. Um dos mais famosos é chamada La notte del Barbacane. As pessoas aguardam ansiosamente na fila para ter direito a participar do evento.

Imaginem a cidade inteira transformada em palco para uma manifestação histórica com alto nível de adrenalina. Com o calar da noite, em Città della Pieve são reconstruídas várias cenas de vida cotidiana do passado, principalmente aquelas relativas à defesa militar da cidade em caso de invasão inimiga.

Città della Pieve, Úmbria

Em um ambiente escuro e iluminado por tochas, você circula pelos becos cruzando com personagens que representam pessoas comuns – como açougueiros, comerciantes – e figuras perturbadoras, pessoas vestidas como prisioneiros ensanguentados, vítimas da peste, prisioneiros e torturados que pedem para ser libertados.

Città della Pieve, Úmbria

Do alto de uma torre um espetáculo pirotécnico encanta a plateia enquanto catapultas lançam bolas de fogo. Tudo é muito cênico e ao mesmo tempo bem próximo à realidade de antigamente.  A reconstrução histórica é tão impressionante que os organizadores de La Notte del Barbacane sugerem que crianças muito sensíveis ou pessoas com problemas cardíacos evitem o espetáculo.

Città della Pieve, Úmbria

Para chegar lá: Rodovia A1, saída Chiusi-Chianciano e depois siga até Città della Pieve.

Organizando a sua viagem? Reserve antecipadamente os seus hotéis pela Itália pelo booking.com e não se esqueça de fazer a sua cotação para encontrar o seguro de viagem mais conveniente para a sua permanência na Europa. Ele é obrigatório e evita dores de cabeça.
Ninguém merece enfrentar horas de filas no tórrido verão romano. Organize a sua viagem e não perca tempo. Reserve antecipadamente os ingressos para as principais atrações da cidade e do mundo com a Get your Guide, parceira do Post-Italy.com Você curte mais a cidade eterna e, de quebra, dá uma forcinha para o site que te mantém sempre informado sobre a Itália.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *