Booking.com
bairro Trastevere
Saborear

Bairro de Trastevere em Roma: comer em um lugar histórico

Trastevere é um dos bairros mais antigos e pitorescos da capital. Com um bocado de orgulho, os seus moradores se auto-definem “romanos autênticos”, mas nem todo mundo sabe que essa área nem sempre fez parte do “coração” da cidade.

Panetteria Romana e Spaccio Pasta

O nome Trastevere deriva do latim Trans Tiberim, expressão que indica “além do Tibre” e foi somente durante o reinado de Augusto que a região hoje ocupada pelo bairro passou a ser considerada parte da cidade junto com outras treze zonas (regiones, em latim).

Graças à proximidade com o rio, com o passar o tempo bairro foi sendo ocupado por moleiros que trabalhavam com os moinhos de água, artesãos que dedicavam-se a matérias-primas como o couro e o marfim e também por pequenos comerciantes, fabricantes de tijolos e padeiros.

Panetteria Romana e Spaccio Pasta

O charme de Trastevere está em seu caráter aparentemente áspero, bruto, imperfeito. De sua alma proletária ainda restam traços. Apesar de muito frequentado por estrangeiros e de ceder espaço à locais com nomes estrangeiros, em seus becos e ruas estreitas ainda é possível encontrar lojas que fazem parte da história do bairro.

Panetteria Romana e Spaccio Pasta

Aqui no Post-Italy.com já falei sobre o Biscottificio Innocenti, mas outro lugar que frequento no bairro é a Panetteria Romana e Spaccio Paste, que fica na famosa Via della Lungaretta, 28/31.

Panetteria Romana e Spaccio Pasta

Basta dar uma olhada em sua fachada para entender que a loja é um ponto de referência para os moradores de Trastevere. Nada de luzes ultra modernas, música a todo volume. O nome um pouco desbotado e a vitrine repleta de doces e salgados são suas melhores propagandas.

Panetteria Romana e Spaccio Pasta

Muitas vezes, aproveito o fim de semana para passear pela cidade e depois de vários quilômetros percorridos a pé me dou conta que é hora do almoço. Não é sempre que dá para passar horas em uma trattoria e quando o tempo é escasso e o clima incerto minha solução preferida é um pasto veloce (refeição rápida).

Panetteria Romana e Spaccio Pasta

O problema é que não gosto de junk food e na pausa para o almoço nem sempre é fácil encontrar lugares para sentar. No post intitulado 10 programas para fazer em Roma quando chove, indiquei alguns programas para dias de tempo instável.

Panetteria Romana e Spaccio Pasta

Se estiver pelos lados de Trastevere, faço uma pausa na Panetteria Romana. O lugar foi inaugurado em 1860 e ainda hoje pertence à família Conti, a mesma de seu fundador.

Panetteria Romana e Spaccio Pasta

Além de poder escolher entre vários tipos de pizza aos pedaços, sanduíches preparados na hora, pães, porções de verdura, queijos, doces, biscoitos e café os clientes podem sentar-se e degustar o próprio almoço com calma. Os preços, obviamente, são econômicos e, principalmente nos dias de frio e céu nublado, entrar no local e ser envolvido pelo calor e aroma de biscoitos assados é como receber um metafórico abraço de Trastevere.

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou fazendo o seu seguro de viagem nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *