Booking.com
Pizza, sorvete, street food

Trastevere: três endereços para gastar pouco

Nem sempre os lugares mais vistosos de Roma são aqueles que oferecem os melhores produtos ou serviços aos clientes.

Muitas vezes, aquele restaurante ou trattoria quase escondida, que chega a confundir-se com as casas vizinhas, pode revelar-se uma agradável surpresa para os paladares mais exigentes.

Identificar locais assim nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em uma área muito frequentada por turistas e amados por estrangeiros: Trastevere.

O bairro – originariamente popular e palco de uma cozinha rústica e generosa, capaz de saciar até os mais gulosos – adaptou-se aos tempos modernos.

Hoje Trastevere é repleto de restaurantes, bares e botecos para todos os gostos, mas para quem procura a sua alma verace, a sua romanidade, nós sugerimos três endereços de locais sem luxo e sem frescuras para provar aquele quê de rústico que caracteriza o bairro.

La Renella

Quem passeia pelas ruas pitorescas de Trastevere e chega até a Via del Moro acaba descobrindo essa padaria não tanto pelos seus letreiros, mas pelo agradável aroma de pão que invade os seus arredores. Essa padaria histórica existe desde 1870 e é uma das mais amadas pelos romanos.

Lá você encontrará biscoitos como as clássicas ciambelline al vino – pães de todos os tipos, focaccia e diversas variedades de pizza al taglio (aos pedaços).

Os seus olhos brilharão diante de um balcão com pizzas com ingredientes como flores de abobrinha, mozzarella di bufala, prosciutto di Parma ou tomates frescos, só para citar alguns.

Tudo é feito ali, na hora, e você pode observar padeiros e pizzaiolos em ação diante de um tradicional forno à lenha.

O preço médio de um bom pedaço de pizza é de 5 euros e você pode degustá-lo ali mesmo em uma de suas bancadas.

La Renella: Via del Moro, 15.  Aberto diariamente

Ivo a Trastevere

Situado ali na famosa Via di San Francesco a Ripa, no coração de Trastevere, Ivo é a clássica pizzeria-trattoria com mesas preparadas com toalhas de papel, serviço rápido e um menu com clássicos da cozinha romana. Apesar de simples, até Pelé deixou um autografo lá.

Se quiser curtir a atmosfera do bairro e sentar-se em uma de suas mesas na calçada o ideal é chegar cedo ao local.

Comece o seu jantar com uma bom chopp, uma bruschetta e um supplì, uma espécie de croquete de risotto. A pizza preparada no local segue a receita romana: base bem fininha e crocante. A minha preferida é aquela com mozzarella e rúcula.

Ivo a Trastevere:  Via di San Francesco a Ripa, 158.  Aberto diariamente das 17h até 01h. Preço médio: 25 euros por pessoa.

Biscottificio Innocenti

Uma das coisas mais interessantes de Roma é a chance de curtir o ritmo lento de alguns bairros, abandonar o relógio e interagir com seus habitantes comprando pão na padaria, frios na mercearia, fruta no verdureiro…

O Biscottificio Innocenti não é uma padaria-doceria vistosa. Muito pelo contrário. Mas há mais de um século a família Innocenti produz biscoitos, pães e pizzette e doces secos como os deliciosos brutti ma buoni (feios, mas gostosos).

Biscottificio Innocenti : Via della Luce, 21. Aberto de segunda a sábado das 8h às 20h e aos domingos das 9h30 às 14h.

This article has 1 comment

  1. Maria José

    Gostaria de agradecer pelas dicas ofertadas no blog. Já tinha viajado para Roma em outras ocasiões, mas, as dicas de uma moradora foram extremamente bem vindas…Obrigada e continue com seu trabalho profissional e criativo.
    Grande abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *