Booking.com
Vaticano

Como ver o Papa Francisco em Roma

Ver o Santo Padre de pertinho é o sonho de tantos brasileiros, católicos ou não.

Até o papado de Joseph Ratzinger, o contato do pontífice com os fiéis era raro e uma das poucas chances de vê-lo, na janela, era assistir ao “Angelus” celebrado aos domingos na Piazza San Pietro.

Com Papa Francisco essa relação tem sido mais direta, menos “engessada”.

Seus frequentes telefonemas à pessoas comuns ou as suas tentativas de driblar o rígido esquema de segurança que o cerca para abraçar alguém ou compartilhar um chimarrão com um desconhecido tem sido um dos temas preferidos pelos cômicos italianos.

Quem entender um pouquinho de italiano pode divertir-se assistindo imitação de Maurizio Crozza no papel de Papa Bergoglio.

Em vez de carregar uma cruz, seu personagem caminha pelas ruas de Roma com uma geladeira nas costas; um presente que uma idosa havia solicitado ao pontífice e que ele entregaria pessoalmente.

Basta um pouquinho de organização para voltar para casa com fotos do Papa e a recordação de tê-lo visto de pertinho.

Antes de mais nada, é importante saber que todas as quartas-feiras – exceto datas ou comemorações especiais – por volta das 10.30 da manhã, acontece a chamada audiência papal.

Não se trata de uma missa, mas de uma oportunidade de ouvir o Papa e receber a sua bênção apostólica.

Geralmente, esse encontro prevê algumas palavras de “boas vindas” pronunciadas nos idiomas dos peregrinos provenientes de diferentes partes do mundo.

Qualquer pessoa pode participar gratuitamente do encontro que, de acordo com as condições meteorológicas, pode acontecer na chamada Sala de Audiências de Paulo VI/ Sala Nervi ou na própria Piazza San Pietro.

Nesse último caso, diversas cadeiras são colocadas no centro da praça, que será circundada por barreiras e vigiada pela famosa guarda suiça.

Os ingressos para participar da audiência são totalmente gratuitos, mas você precisa reservá-los com antecedência fazendo o download e preenchendo esse formulário aqui.

Em seguida, envie o documento para o fax + 39 06 6988 5863 ou mande por correio para a Prefettura della Casa Pontificia, 
00120, Città del Vaticano.

Não esqueça de especificar a data da audiência que gostaria de frequentar, o nome das pessoas que participarão do encontro, o número de ingressos solicitados e todos os seus contatos.

Para aqueles que casaram-se até dois meses antes da data prevista para a audiência, é possível solicitar lugares próximos ao pontífice.

Nesse caso, além do formulário tradicional é necessário enviar à Prefettura della Cassa Pontificia um pedido escrito pelo sacerdote da própria paróquia, especificando os nomes dos recém casados, a data do casamento e o nome da igreja na qual o casamento foi celebrado.

A Prefeitura enviará a resposta aos interessados e, em caso positivo, os ingressos deverão ser retirados no escritório localizado no Portão de Bronze (na Praça de S. Pedro), das 15h00 à 19h00 no dia anterior à audiência ou até mesmo na própria manhã da Audiência das 08h00 às 10h30.

Se mesmo depois de ter enviado o formulário a data de sua viagem chegou e você não recebeu uma resposta, não de desespere. Ainda há chances de ver Papa Francisco de perto.

Mesmo sem os ingressos, dirija-se à Piazza San Pietro, na quarta-feira de manhã, e lembre-se que ali também precisará passar por um detector de metais.

Se a sua viagem não acontecer em período especial para o calendário católico, como a Páscoa, é muito provável que você consiga entrar na Piazza San Pietro mesmo sem ingresso. Isso aconteceu comigo.

Aí é só escolher o melhor lugar para fotografá-lo: em pé, apoiado nas barreiras, ou comodamente sentado, mas com dificuldades para driblar a multidão no momento em que o Papa circulará pela praça a bordo de sua Papa-Móvel.

Na pior das hipóteses, você acompanha tudo pelos telões espalhados pela praça!

 

 

This article has 5 comments

  1. Inês

    Estou a espera da minha resposta para a audiência de quarta-feira. Vamos ver se chega. Estou ansiosa, mas de qualquer jeito vou até a Piazza San Pietro 🙂

  2. Luciana Rodrigues

    Se não chegar a resposta, vá assim mesmo ao guichê e dê seu nome. às vezes acontece deles não confirmarem, mas reservarem o seu bilhete. Quando vc fez o pedido? Abs, Luciana

  3. Anelise Sanchez

    Querida Ines,

    Confirmo que vc pode ir até a Piazza San Pietro e tentar entrar nela, às quartas-feiras, mesmo sem o documento que comprova o seu ingresso.
    Eles colocam varias cadeiras na praça para as pessoas sentarem e assistirem à missa, e acredito que so em datas excepcionais vc não conseguiria entrar.
    Eu mesma levei meus pais até la em uma quarta-feira, sem ingresso, e foi tudo muito tranquilo.
    Vc so tera que passar pelo detector de metais. Depois é so curtir!
    Boa viagem,
    Anelise

  4. Inês

    Obrigada pelas dicas Anelise! Com certeza vou até lá mesmo sem ingresso. Depois conto como foi. Bjs!

  5. Anelise Sanchez

    Ok! Ficaremos esperando!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *