Booking.com
panteão, roma
Monumentos

10 curiosidades sobre o Panteão

  1. Segundo uma lenda, o monumento teria sido construído no local onde Rômulo foi pego por uma águia e transportado até o céu, entre os deuses.
  1. Todas as dezesseis colunas de granito que caracterizam o ingresso do Panteão foram trazidas o Egito. Cada uma mede 15 metros de altura. Imaginem a dificuldade de transportá-las pelo Nilo até chegar em Roma.
  1. O portão do monumento é original e mede nada menos que sete metros de altura.
  1. Sua maravilhosa cúpula mede 43 metros de diâmetro e o Panteão possui 43 metros de altura. Por esse motivo, dentro do monumento poderia ser colocada perfeitamente uma esfera de 43 metros.

cúpula-pantheon-roma

  1. Você acha que o buraco no teto de sua cúpula é pequeno? Que nada! Ele tem três metros de diâmetro.
  1. A cúpula pesa mais de cinco mil toneladas e é uma obra-prima da arquitetura. Para garantir a sua solidez, em sua base foram posicionados materiais pesados como mármore travertino em pedaços. Já a parte superior foi realizada com materiais bem mais leves.
  1. Pouca gente sabe mas, na verdade, o Panteão foi transformado em igreja em 608 d.c pelo Papa Bonifacio IV.
  1. A sua pavimentação também é original e antes de pisar nela saiba que por ali caminharam diversos imperadores romanos.
  1. No passado, com o calor das velas acesas em seu interior, mesmo em dias de chuva a água que caia do teto era nebulizada. Com o passar dos anos, foram colocados 22 ralos em sua pavimentação apara escoar a chuva.
  2. Você adora o Duomo de Florença? Pois saiba que para construir a sua cúpula Filippo Brunelleschi inspirou-se naquela do Panteão.

 

 

This article has 6 comments

  1. Anonymous

    Conheci o Panteão no ano passado, achei lindo e quando visito obras assim antigas, fico sempre admirada da sua concepção pensando como é que foi possível construir ‘aquilo’ em tempos tão remotos, quando não havia maquinaria para o fazer, como há hoje……deve ser por isso que as obras antigas são tão bonitas e sem comparação com as da actualidade.

  2. Emília

    Desculpe, não sou anónima ….sou Emília (Portugal)

  3. Anelise Sanchez

    Verdade, Emília. Mas Portugal também é muito fascinante, não?
    Abs,
    Anelise

  4. Anonymous

    Templo de todos os Deuses, usurpado pela igreja católica!

  5. Fernanda Goulart VIncensi Freire

    Estive lá com meu marido em agosto do ano passado, fiquei impressionada com a beleza, arquitetura e história do Panteão. Tudo em torno também é lindo. Roma é linda.

  6. anelise sanchez

    Verdade, Fernanda! Eu sou de parte porque essa é a cidade que escolhi para viver, mas acredito que Roma seja mesmo uma das capitais mais lindas do mundo. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *