Booking.com
artesãos italianos: chapeleiro
Tocar

Curso de moda na Itália: segredos de um chapeleiro

Graças à literatura de Lewis Carrol, nas últimas décadas nos acostumamos a considerar o chapeleiro um personagem e não uma profissão. No entanto, apesar de cada vez mais rara, ainda há italianos que dedicam-se em tempo integral à arte de confeccionar chapéus: um trabalho que exige manualidade e muita paciência.

artesãos italianos: chapeleiro

No passado, a realização de chapéus sob medida respondia às exigencias de um público seletivo. Muitas vezes, quem usava o acessório almejava o adjetivo de referência em estilo ou pretendia afirmar o próprio statusFoi somente a partir da década de 30 que os chapéus transformaram-se em acessórios de vestuário ou objetos usados exclusivamente em cerimônias e ocasiões especiais.

artesãos italianos: chapeleiro em Florença

Na Itália ainda existe o costume de usar chapéus cheios de estilo no verão ou no inverno e um dos laboratórios que leva adiante essa tradição “made in Italy” é o ateliê Mode Liana Localizado em Florença, o laboratório foi fundado em 1972 e “herdado” pelas gerações seguintes. Hoje, além de Rolando e Liana, os filhos Renato e Cristina realizam criações especiais para cerimônias, para o cinema e também para o teatro.

artesãos italianos: chapeleiro em Florença

A família faz questão de sublinhar que as palavras que melhor descrevem o próprio trabalho são “feito à mão” e “irrepetível”. Cada peça é única e realizada artesanalmente no laboratório repleto de formas de madeira habilmente produzidas por escultores florentinos.

artesãos italianos: chapeleiro em Florença

A primeira fase consiste na preparação da base do chapéu sobre a forma. Inicialmente, o tecido é umedecido e secado em um forno até ser elaborado pelas artesãs. Cada peça é um concentrado de criatividade e paciência. Para a família do ateliê Mode Liana, não há maior satisfação do que assistir a materialização de um chapéu com as características sonhadas pelo cliente.

artesãos italianos: chapeleiro

Fotos: Annalisa Lever

Renato faz parte do network Italian Stories, parceiro desse site que promove o encontro entre o público e os melhores artesãos italianos. Para quem tiver interesse, Italian Stories organiza um workshop no laboratório florentino de Mode Liana. Ali você poderá conhecer as diversas fases de realização de um chapéu artesanal em um curso com duração de aproximadamente uma hora e meia. Para reservas, clique aqui.

Se estiver pensando em um presente de Natal muito original, visite o site de Italian Stories e confira as diversas possibilidades de cursos e workshops espalhados pela Itália: uma verdadeira lembrança made e vivida in Italy. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *