Booking.com
Casa Dourada de Nero em Roma
MonumentosVer

Agora em 3D: Domus Aurea, a megalomania arquitetônica de Nero

Acostumados com o hiper-realismo dos jogos eletrônicos, simuladores, mundos virtuais, câmeras fotográficas de alta definição e outros apetrechos eletrônicos corremos o risco de não apreciar a vida real, aquela sem filtros. Ainda somos capazes de provar fascinação e deslumbramento diante de vestígios arqueológicos ou monumentos que entraram para a história?

Domus Aurea de Nero em Roma

Como comentei em nosso post precedente, até agora visitar a Domus Aurea (Casa de Ouro), a antiga residência do imperador Nero, exigia um pouco de imaginação. O complexo, fechado ao público por muitos, poderia reduzir-se a poucas imagens nos livros de história. Isso porque o palácio havia sido totalmente enterrado pelas termas construídas em cima dele por ordem do imperador Traiano.

Com a paciência e o trabalho minucioso de arqueólogos, foram recuperados muitos detalhes daquele que foi considerado um dos projetos mais megalomaníacos de Nero. Ciclos de afrescos, tetos ricamente decorados, uma cúpula arquitetonicamente vanguardista para a época, inscrições que demonstram que personagens como Raffaello e Pinturicchio teriam entrado, deslumbrados, no local da antiga Domus AureaRomanos e turistas foram autorizados a visitar a Casa Dourada, mas agora, graças a um projeto da Sopraintendenza Speciale per il Colosseo e l´area archeologica centrale di Roma, é possível ter acesso a uma visão inédita da antiga residência de Nero.

Domus Aurea de Nero em Roma

Graças a uma reconstrução em 3D, os visitantes poderão conferir os detalhes de todos os seus ambientes: mármores coloridos, afrescos, a riqueza das decorações e até os seus jardins monumentais. Será possível reviver episódios como o incêndio de Roma e acompanhar cada fase de construção da Domus Aurea, como o momento em que o complexo foi totalmente recoberto pelas termas de Traiano. O espectador terá a sensação que pedras caem sobre a sua cabeça, entendendo como a majestosa residência foi enterrada e esquecida por um bom tempo.

Para viver essa experiência, aberta ao público a partir de 4 de fevereiro, é preciso comprar antecipadamente os seus ingressos on-line. As visitas guiadas de duração aproximada de 75 minutos acontecem somente aos sábados e domingos, com horário marcado em um grupo máximo de 25 visitantes por vez. O primeiro horário disponível é às 9h15 e o último às 15h30. Os ingressos custam 14 euros por pessoa (mais 2 euros pela compra on-line) e podem ser comprados aqui.

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *