Booking.com
Perugia, Itália
Saborear

Eurochocolate em Perugia: tentação irresistível

Para os chocólatras de plantão, hoje será inaugurada em Perugia a vigésima quarta edição de Eurochocolate, um evento anual que reúne nessa cidade da Umbria os melhores maître chocolatier do mundo todo.

Eurochocolate

O protagonista do festival é, obviamente, o chocolate em todas as suas declinações. Milhares de turistas invadem o centro histórico de Perugia para degustar criações tradicionais e exóticas a base de chocolate.

Os italianos consomem anualmente cerca de quatro quilos de chocolate per capita e, ao contrário de muitos brasileiros cujo paladar ama o açúcar, o preferido por aqui é o chocolate amargo com mínimo 75% de cacau. Nos principais supermercados do país, além dos sabores clássicos é cada vez mais fácil encontrar barras de chocolate orgânicos, sem glúten, vegan, com ingredientes insólitos como alecrim ou cristais de sal.

Eurochocolate

Aqui em casa, além do chocolate amargo somos fãs do tradicional cioccolato di Modica, uma especialidade da SicíliaO que torna esse chocolate tão especial é o seu processo produtivo, uma herança do período em que a ilha foi dominada pelos espanhóis. Segundo o ritual modicano, os grãos de cacau são tostados e semimoídos, mas sem que isso comporte a extração da manteiga de cacau. Em seguida, utilizando uma temperatura máxima de 40 graus, é adicionado açúcar. A massa obtida sem um calor excessivo conserva perfeitamente os cristais de açúcar. Daí deriva o seu sabor rústico e envolvente, isento de qualquer tipo de gordura adicional.

Eurochocolate

Para conhecer a tradição italiana na produção de chocolates, a Eurochocolate é a ocasião ideal. Perugia, que ganhou fama internacional com a fábrica do histórico bombom Bacio (como você pode ler nesse post), transforma-se em uma espécie de galeria de arte. As principais ruas da cidade tornam-se palco para esculturas de chocolate esculpidas em tempo real, e iniciativas como degustações, quiosques com chocolate quente, slot machines cujo prêmio são pralines de chocolate, quiosques dedicados ao Gianduiotto – o clássico chocolate piemontês com avelãs – e um túnel com uma experiência sensorial envolvendo o chocolate.

Eurochocolate

O evento vai até o dia 22 de outubro e participarão do Eurochocolate grandes marcas como Perugina, Lindt, Pernigotti, Caffarel e Vanini, entre muitas outras. Esse ano, o tema do festival é Tutta un’altra musica e um dos destaques do evento um piano de quatro metros  coberto com 1.500 barras  de chocolate. A participação em todos os eventos é gratuita.

Leia também nossos outros posts sobre a região da Úmbria:

Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria

Gubbio: Úmbria medieval que encanta

La Scarzuola, a mística cidade ideal na região da Úmbria

Bate-volta Roma Orvieto, uma experiência inesquecível

La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve

Perugina e a história de amor que inspirou o bombom Bacio

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou fazendo o seu seguro de viagem com a Real Seguros nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *