Favara, cidade da Itália
Città d'Arte

Favara: beleza que se põe à mesa, nas paredes…e no quintal!

Como os leitores sabem, a protagonista do nosso blog é a cidade eterna, mas como a Itália é repleta de lugares interessantes e nós adoramos explorá-la, vira e mexe dedicaremos alguns posts a outras localidades do país.

Quando imaginamos o sul da Itália, é fácil para para pensar em clichês como máfia, corrupção, desemprego e urbanização selvagem, entre outros lugares comuns.

Não que esses e outros problemas não existam no “mezzogiorno”, mas com certeza não são uma exclusividade do sul da península.

Quem acompanha as obras do escritor Roberto Saviano ou artigos de denúncia imprensa sabe que, há anos, a máfia do colarinho branco – atraída por uma grande movimentação econômica – considera o norte do país um “business” imperdível.

As estatísticas, infelizmente, confirmam que no sul da Itália as percentuais de desemprego entre jovens e mulheres é realmente alta, mas isso não fez com que os seus habitantes cruzassem os braços a espera de uma eventual aceleração da economia.

favara, sicília

Na pequena cidade de Favara, situada a apenas oito quilômetros do chamado “Vale dos Templos”, em Agrigento (Sicília), um casal consegui transformar uma localidade empobrecida em um polo cultural comparável aqueles de grandes capitais européias.

viajar pela sicília

O que antes era um território condenado ao êxodo de jovens, hoje é uma grande atração turística graças a um projeto chamado “Park Cultural Farsicília, itália  Criada por Andrea Bartoli, que auto defnise-se um “tabelião de alma criativa” e sua esposa, a iniciativa surgiu quando, em 2010, o italiano comprou várias habitações vazias no centro da pequena Favara.

Lembrando-se de lugares como a praça Jemaa el-Fna, em Marrakech (Marrocos), ele pensou que o labirinto formado pelas casas, em uma espécie de kasbah siciliana, poderia transformar-se no cenário perfeito para uma galeria de arte, acompanhada por outros espaços insólitos como uma sala de chá, uma livraria, uma lanchonete, um champagne bar e um concept store.

Cada metro quadrado é utilizado para expor obras de arte.

As fachadas dos edifícios, por exemplo, são empregadas para exibir grandes telas e esculturas, enquanto que os pátios um espaço para abrigar instalações artísticas.

Em vez de deslocar-se para metrópoles como Londres ou New York para contemplar mostras ou exposições, o casal trouxe a arte para Favara.

Acho a idéia incrível porque o projeto demonstra que a beleza pode e deve ser parte integrante de qualquer cidade e acessível a todos.

Cultura reservada a ambientes seletivos ou a poucas elites não cumpre o seu papel.

O Park Cultural Farm de Favara pode ser visitado gratuitamente, das 12h às 24 h, e só fica fechado às segundas-feiras.

Para chegar lá:

De Palermo: rodovia SS 189 Palermo-Agrigento direção Favara

Vôos Roma – Palermo: Alitalia, Easyjet, Vueling e Ryanair

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *