Booking.com
forno roscioli em roma
Pizza, sorvete, street foodSaborear

Roscioli: para romanos matineiros ou gourmets de ritmo lento

Roma, pela manhã, é uma cidade que segue o seu ritmo com duas velocidades diferentes.

Isso porque, sem querer generalizar, existem basicamente dois tipos de romanos.

Na primeira categoria incluem-se os romanos matineiros. Aqueles que, quase sempre, por necessidade ou virtude, acordam cedo para trabalhar, praticar jogging, evitar a hora do rush ou frequentar a academia antes mesmo de chegar ao escritório.

Nesse primeiro caso, quando o relógio marcar dez ou onze horas, a fome é tanta que será difícil manter o estômago vazio até a hora do almoço.

pizza al taglio

É exatamente nesse momento que entra em cena a “pizza bianca”, quase uma instituição na capital.

Na hora do chamado “languorino” (apetite) a solução é entrar em um forno (padaria) e deixar-se seduzir por um pedaço de pizza branca, ligeiramente crocante, mas úmida o suficiente para deixar na boca o sabor doce do azeite, e, inevitavelmente, sujar as suas mãos de farinha.

Há quem prefira a pizza branca assim, pura, mas os mais gulosos não recusam o binômio perfeito: pizza branca & mortadella, que os romanos chamam afetuosamente de “mortazza”.

pães-e-doces-em-roma

Na segunda categoria incluem-se aqueles que, graças a um horário de trabalho mais elástico, levantam com calma, tomam o café da manhã em casa, enfrentam o caótico trânsito romano e, antes mesmo de colocar os pés no escritório, precisam dar um pulinho a uma cafeteria para recarregar as energias com o clássico “espresso”.

Se você é o tipo de turista disposto a pular a hora do almoço para não disperdiçar nem um minute de tempo para explorar a cidade, faça como a primeira categoria de romanos.

Acorde cedo, bata pernas e, quando a fome bater, dê uma paradinha em uma das padarias mais antigas da cidade eterna: Antico Forno Roscioli.

Situado bem pertinho de Campo de’Fiori, é o lugar ideal para apreciar o aroma e o sabor da autêntica pizza branca romana ou, se a fome for maior, quem sabe um docinho.

restaurante roscioli

Se, ao contrário, você é o tipo de turista que não renuncia aos prazeres da boa mesa e curte sentar em um restaurante sem preocupar-se com o relógio, a nossa sugestão é o Ristorante Salumeria Roscioli, um misto de enoteca, casa de frios e restaurante gourmet.

Ali sera complicado escolher entre centenas de variedades de queijos, presuntos, azeites vinhos de todas as regiões italianas e azeites.

O forno e o restaurante ficam bem pertinho um do outro e, na dúvida, você não terá que percorrer muitos metros para de deslocar.

E você, com qual tipo de romano se identifica mais?

Ristorante Salumeria Roscioli: Via dei Giubbonari, 21
Antico Forno Roscioli:  Via dei Chiavari, 34 

Credits: Fotos gentilmente cedidas pelo Ristorante Salumeria Roscioli 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *