Booking.com
Pizza, sorvete, street foodSaborear

Gelateria La Romana: a fila vale a pena?

Todo mundo sabe que a Itália é um dos maiores produtores e consumidores de gelato do mundo. Segundo os dados da associação Confartigianato, em todo o território nacional existem quase 37 mil sorveterias. Somente nos últimos cinco anos, o número de estabecimentos desse setor cresceu cerca de 10%.  A concorrência é feroz e não é fácil satisfazer o paladar de um italiano, crítico gastronômico nato.

gelato em Roma

Em Roma, a oferta de gelaterie é vasta e já fiz meus comentários sobre duas das sorveterias mais famosas da capital; a Gelateria del Teatro, na Via dei Coronari, e a Hedera, nos arredores da Basílica de São Pedro.

Toda vez que passava pelo bairro de Ostiense via as filas diante da gelateria La Romana, mas até então nunca tinha tido tempo para parar e testar os serviços e os sabores de seus sorvetes. Como o verão em Roma é período de gelato, semifreddo, ghiaccioli (sorvete no palito), grattachecca e afins, finalmente fui até a La Romana.

sorveteria em Roma

Na verdade, a sorveteria foi fundada na década de 40 em Rimini, na região da Emília-Romanha, mas nos últimos anos foram inauguradas outras filiais em cidades como Madri e Viena, além de outras 34 lojas. Números tão significantes nos fazem pensar em estandardização e qualidade duvidosa? Então, como explicar as filas que se formam diariamente diante da sorveteria?

Gelato italiano

Os proprietários de La Romana exlicam que, para garantir o respeito de uma tradição artesanal, a base empregada na preparação de cada sorvete ainda é preparada no laboratório de Rimini. Já as fases seguintes são realizadas nas várias filiais. Os diversos sabores são preparados cada três horas. O leite empregado em sua preparação é, em grande parte, orgânico.

sorveteria em Roma: La Romana

Eu provei sabores clássicos como flocos e chocolate e achei a consistência do gelato diferente daquela de outras sorveterias. A sensação era aquela de provar um creme e o sorvete derreteu depressa.  Os pontos positivos de La Romana são a crescente variedade de gostos para clientes com exigências especiais, como os veganos (com opera e gengibre ou laranja vermelha), e a decoração do ambiente, clean e aconchegante. Geralmente, a maioria das sorveterias de Roma são pequenas e não dispõem de mesas e cadeiras.

Para quem gosta de provar sabores mais ousados, as propostas da sorveteria são Bacio di Dama com amêndoas tostadas ou o sorvete inspirado no sabor da famosa torta Sacher.

Gelateria La Romana: Via Ostiense, 48. Aberto diariamente do meio dia até meia noite. Preços a partir de 2 euros. Parada de metrô mais próxima: Piramide (Linha B)

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.

Booking.com

728x90

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *