viagem para a Puglia na Itália
Ver

Giovinazzo, Puglia: a cidade para encontrar um abraço simbólico

Teria muitas maneiras de contar a nossa permanência nessa cidade, mas quando penso em nossa viagem para a Puglia e na nossa estada em Giovinazzo, uma cena volta a minha mente. Desembarcamos no aeroporto de Bari, alugamos um carro que graças a um upgrade foi melhor do que imaginávamos e pegamos a estrada SS 16 na direção dessa cidadezinha litorânea, a cerca de 14 quilômetros da capital dessa região do sul da Itália.

Giovinazzo

Chegando na Piazza Vittorio Emanuele II, em Giovinazzo, a primeira impressão foi que olhares nem sempre acostumados ao turismo notam imediatamente a presença de um forestiere, de um outsider. Demos algumas voltas na praça para procurar um lugar para estacionar e quando o desespero por não encontrá-lo começou a falar mais alto recebemos o primeiro de muitos gestos de cordialidade em Giovinazzo.

Giovinazzo, Puglia

Três senhores de meia-idade aproximaram-se e nos disseram que em uma rua próxima teríamos encontrado vagas livres para deixar o carro sem correr o risco de sermos multados. Nos dias seguintes, as mesmas pessoas – que tinham o hábito de conversar na praça – guardaram lugar para que estacionássemos no final de um dia rodando pela Puglia.

Giovinazzo, Puglia

Também fizemos amizade com o ciabattino (como ali é chamado o sapateiro), que não pensou duas vezes antes de nos mostrar um vídeo de uma festa local, animada por sanfoneiros e por doses generosas de vinho.

Giovinazzo, Puglia

Conversamos sobre tantos temas, inclusive sobre a melhor maneira de explorar Bari. A capital da Puglia fica logo ali, a menos de 20 km, mas para quem prefere o ritmo tranquilo de uma cidade pequena essa distância é mais simbólica e mental do que geográfica.

Giovinazzo, Puglia

Muitos vivem um deslocamento até a cidade grande com o mesmo espírito de um fazendeiro que só vai até à capital para vender suas mercadorias. Não deve ser um bate-volta fugaz, mas uma viagem útil, com uma finalidade específica. Por qual motivo afastar-se quando tudo o que você precisa está ali, ao seu redor?

Giovinazzo, Puglia

Acho que os moradores de Giovinazzo sabem que o segredo da felicidade é apreciar aquilo que se tem e não aquilo que te falta. O perfume da maresia. A sensação de poder tocar o infinito do mar. O sol que quase o ano inteiro se reflete nas casas de cor âmbar. As roupas íntimas expostas sem pudor  (ora bolas, você também não as usa?) para secarem com a brisa leve.

Giovinazzo, Puglia

Crianças que brincam soltas e ralam joelhos na piazza del paese. A missa de domingo para frequentar ou criticar. Gatos que rondam a mesa do bar enquanto aposentados comentam o futuro de um governo sem futuro.

Giovinazzo, Puglia

Giovinazzo é uma cidade que definiria não de ritmo lento, mas de ritmo certo. Aquele de quem aprecia os pequenos prazeres da vida. Logo depois do almoço tive a sensação que a cidade ficasse quase deserta, mas no final da tarde – depois da siesta – as praças e ruas voltavam a se animar. Casais passeiam pela orla, onde quem curte dedica-se à pesca. Jovens lotam os bares para degustar um aperitivo como o Spritz.

Giovinazzo, Puglia

Giovinazzo esbanja vida. Nos barcos coloridos ancorados em seu pequeno porto. Nas características janelas verdes. No vai e vem sob o Arco di Traiano, porta de entrada para o seu centro histórico. No Duomo di Santa Maria Assunta –exemplo do estilo românico pugliese – ou na frequentada Chiesa dello Spirito Santo, igreja com cúpulas na forma de um trullo como aqueles de Alberobello, e até no beco mais estreito de Giovinazzo, chamado pelos locais de estrada dos piolhos.

Giovinazzo, Puglia

Com o calar da noite as luzes dos restaurantes se acendem. Lampiões iluminam o protocolo (pequeno porto). Em um terraço de frente para o mar a gente sente o abraço, mesmo que metafórico, da comunidade de Giovinazzo.

Leia também outros posts sobre a região da Puglia:

Trani, entre o céu e o mar da Puglia 

Pão e história em Altamura: Puglia primordial

Ostuni, a cidade branca da Puglia

Cisternino: sucesso entre turistas com a fórmula direto do açougue para a mesa

Monopoli, a cidade de 100 bairros onde a Itália é mais Itália

Alberobello e os trulli com símbolos mágicos

Itinerário para desvendar a alma de Bari Vecchia

Nel blu dipinto di blu: Polignano a Mare

INGRESSOS PARA ATRAÇÕES

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS

Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *