Booking.com
Airbnb na Itália
Fragrância de hotéisSentir

Italian Villages: de norte a sul, onde hospedar-se em um tranquilo burgo italiano

Com o efeito de marketing boca-a-boca, cada vez mais brasileiros estão descobrindo os prós e os contras de diferentes tipos de hospedagem como a troca de casas, o aluguel de apartamentos, os glampings ou o couchsurfing.

Já tinha dedicado um post ao tema Como é alugar um apartamento com Airbnb na Itália. Agora, por aqui, a novidade no setor de home sharing é uma iniciativa promovida pelo Airbnb em parceria com o Ministero dei Beni Culturali e del Turismo e a Associazione Nazionale dei Comuni Italiani.

Do que se trata? De um site, chamado Italian Villages, que em vez de incentivar a hospedagem nas grandes cidades exalta os burgos ou vilarejos italianos. Vale lembrar que 2017, na Itália, é exatamente o ano dos burgos.

O motivo é simples. Nas pequenas comunidades, a possibilidade de entrar em contato com o cotidiano, de interagir com os seus moradores e descobrir o lado mais autêntico da Itália é maior. Pensando nisso, de norte a sul do país a plataforma Airbnb selecionou vinte entre os mais belos burgos italianos; um para cada região do país.

A ideia é incentivar um turismo diferente, que foge da massificação das grandes cidades. Se você curte a flexibilidade desse tipo de hospedagem, esses são os vilarejos propostos no site Italian Villages:

Étroubles (Valle d’Aosta), na fronteira com a Suiça, um burgo localizado a 1270 metros de altitude que em 2013 venceu o título de cidadezinha mais florida da Europa.

Mezzano (Trentino Alto Adige): burgo rural circundado pela beleza das Dolomitas.

Cividale del Friuli (Friuli-Venezia Giulia), a poucos quilômetros de Udine e uma boa pedida para quem pretende visitar cidades como Trieste, Gorizia ou Palmanova

Asolo (Vêneto), na província de Treviso, é considerado um dos burgos mais belos da Itália.

Sabbioneta (Lombardia): fica na província de Mantova, que já foi considerada uma das cidades com a melhor qualidade de vida na Itália. Também faz parte da lista de patrimônio mundial da humanidade da Unesco.

Barolo (Piemonte). Um nome uma garantia. Barolo não é só sinônimo de vinho. Preciso dizer mais alguam coisa?

Apricale (Ligúria): vilarejo com menos de mil habitantes. Na província de Imperia. Acredita-se que de lá era a madeira empregada na construção dos barcos da frota da Repubblica di Genova.

Dozza (Emilia-Romanha), um burgo medieval circundado por parreiras e colinas. Fica a menos de 40 km de Bolonha.

Moresco (Marche): burgo com cerca de 600 habitantes que tem até um castelo.

Italian Villages

San Casciano dei Bagni (Toscana): um vilarejo que já visitei, com moradores muito hospitaleiros. Abriram até o museu só para nós visitarmos a sua coleção de peças etruscas. De lá você pode conhece lugares encantadores como Bagni San Filippo, Castiglioncello del Trinoro e Abbadia San Salvatore.

Città Sant´Angelo (Abruzos): burgo sobre uma colina nos arredores de Pescara

Sperlonga (Lácio), um burgo de casas brancas, no litoral, que mais parece um pedacinho de Grécia na Itália.

Italian Villages

Bevagna (Úmbria): um dos burgos mais graciosos que já visite na Itália, com ótimos restaurantes e vinho nota 10.

Furore (Câmpania): Vilarejo na província de Salerno que assim como a Costa Amalfitana também é patrimônio Unesco.

Torella del Sannio (Molise): cidadezinha com um castelo originário do século XI na província de Campobasso.

Poggiorsini (Puglia): ótima base para visitar Bari e arredores.

Pisticci (Basilicata): Uma ótima pedida de pretende conhecer Matera.

Aieta (Calábria): Fica na província de Cosenza e faz parte Parco Nazionale del Pollino.

Savoca (Sicília): nos arredores de Messina, em 2016 foi considerado um dos dez burgos mais lindos do mundo.

Bitti (Sardegna): burgo da província de Nuoro famoso per i “Tenores di Bitti”, de canto sardo tradicional.

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *