Booking.com
Cene Galeotte, Volterra
RestaurantesSaborear

Cene Galeotte: jantar italiano na antiga prisão de Volterra

Para nós, brasileiros, a palavra penitenciária sempre teve uma conotação negativa. Políticas de recuperação do detento e a favor de sua reinserção na sociedade nunca foram prioridades na agenda política nacional.

Jantar na fortaleza prisão de Volterra. Toscana

Os presos na soleira das celas, o carcereiro com a barba por fazer, um PM de metralhadora distraído na muralha, ecos na galeria mal iluminada, o cheiro, a ginga da malandragem, tuberculose, caquexia, solidão…foi uma das descrições adotadas por Dráuzio Varella para descrever na obra Carandiru as imagens que não lhe saíam da cabeça.

Jantar na fortaleza prisão de Volterra. Toscana

Na Itália, os últimos dados sobre as prisões são aqueles de 2013 divulgados pelo Istat (Istituto Nazionale di Statistica). Em dezembro daquele ano, o número de presos era de 62.536 pessoas. A capacidade total das penitenciárias do país chega a 47.709 lugares, mas dos mais de 62 mil condenados, quase 30 mil usufruem de penas alternativas à prisão, como o regime de semiliberdade, a prisão domiciliar ou a prestação de serviços à comunidade.

Jantar na fortaleza prisão de Volterra. Toscana

Em Volterra, na região da Toscana, existe uma prisão histórica, a chamada Fortezza Medicea. Só que em vez de isolamento e degrado, a penitenciária tornou-se uma referência importante para italianos e estrangeiros de passagem por essa cidade italiana.

Ali nasceu a iniciativa chamada Cene Galeotte (Jantares Presidiários) e um curso para futuros profissionais da indústria hoteleira. Detentos e chefs de grande fama preparam, juntos, o cardápio de jantares que, até agora, já foram provados por 13 mil pessoas.

No pátio interno da fortaleza, às 19h30 os clientes degustam um aperitivo e, em seguida, um jantar servido na antiga capela da prisão. Se você imagina o cenário do jantar como algo improvisado engana-se completamente. Luzes de velas, garçons rigorosamente uniformizados e sommeliers especializados em vinhos italianos transformam a cena galeotta em uma experiência única.

Jantar na fortaleza prisão de Volterra. Toscana

O jantar completo custa 35 euros por pessoa e todo o dinheiro arrecadado é doado para projetos de beneficência. O evento no interior da prisão de Volterra acontece uma vez por mês e o último aconteceu dia 24 de junho, com o jantar preparado com o auxílio do chef Christian Borchi e acompanhado pelos vinhos de Oliviero Toscani, o fotógrafo italiano que ficou famoso no mundo inteiro pelas campanhas da marca Benetton, lembram?

Jantar na fortaleza prisão de Volterra. Toscana

No mês de agosto também será realizado outro jantar, no dia 12, comandado pelo chef Hiron Peires e acompanhado por vinhos toscanos da empresa Guado al Melo, de Livorno. Para reservas, basta telefonar para a Agenzie Toscana Turismo – ARGONAUTA VIAGGI Tel. 055.2345040 e para futuras reservas fique de olho nesse site.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.

Booking.com

728x90

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *