Booking.com
Happy Hour

Premiata Panineria; lanchonete gourmet em Roma

Quando viaja você curte explorar bairros menos turísticos e comer como um local o faria?

Então talvez esse a “Premiata Panineria al Pigneto” possa te interessar.

Para antecipar, eu definiria o Pigneto como uma metáfora do mundo inteiro, porque naquele microcosmo concentram-se diferentes tipos de arquitetura e uma grande ”biodiversidade” humana.

Me explico melhor: um aqueduto milenar convive, pacificamente, com sobrados de periferia. Senhoras de uma certa idade vão à feira ao lado de garotas neo-punks.

Bohemiennes dividem a mesa com imigrantes. Ateliês mesclam-se a bares. Mães levam seus filhos para passear de bicicleta em ruas conpletamente decoradas por projetos de street art.

comer-barato-em-roma

A má fama do bairro talvez assuste os turistas, que quase nunca aventuram-se por lá. Os poucos que ousam visitá-lo chegam no bairro com câmeras fotográficas bem à vista, a procura de algo folcloristico.

Se decidir conhecer essa zona de Roma, a minha sugestão é: viva o Pigneto no final da tarde, quem sabe para um aperitivo, e deixe-se contagiar pela atmosfera relaxada do bairro.

Em junho foi inaugurada no bairro uma “panineria” (sanduicheria) que até os críticos gastronômicos do guia Gambero Rosso elogiaram.

Chamada “Premiata Panineria al Pigneto” -em uma alusão ao grupo musical “Premiata Forneria Marconi”, que fez muito sucesso na Itália na dècada de 70 – o local entra na categoria do “fast food de qualidade”.

A idéia é propor sanduíches “gourmet” com pão e molhos realizados artesanalmente, queijos italianos DOP, carnes e peixes de primeira e clássicos do street food como fish&chips e bacalhau frito.

barzinhos-em-roma

Os clientes também podem “personalizar” o próprio hamburger e os vegetarianos e veganos também possuem um menu variado na sanduicheria.

O grande destaque do cardápio é o sanduiche chamado “Premiato”, a base de pão escuro, realizado com nero di seppia, filé de bacalhau com crosta de cereais e molho tártaro artesanal.

No fundo da sala do local, mimetizado por um porta identificada com a frase “Carni Scelte” (Carnes Selecionadas), fica o secret bar chamado “Spirito”, e nesse caso, é melhor reservar uma mesa com antecedência.

 

Premiata Panineria al Pigneto 

Roma – Via Fanfulla da Lodi, 53

Aberto de segunda a domingo das 20h às 3h.

Spirito

Telefone: (0039) 3272983900

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60