Booking.com
linha C do metrô em Roma
Informações práticas

Linha C do metrô em Roma terá estação com ruínas arqueológicas

As escavações para a construção de uma das novas estações da linha C do metrô de Roma trouxeram à tona uma nova surpresa.

Metrô em Roma

Nas estações de grandes metrópoles, o que geralmente encontramos são exposições ou instalações artísticas, mas Roma surpreende sempre e continua mostrando ao mundo o peso de sua história.

linhas de metrô, Roma

No percurso subterrâneo que unirá as estações de San Giovanni (linha A do metrô) e Colosseo (Linha B) com a nova estação chamada Amba Aradam (metrô C), foram encontradas ruínas de uma fortaleza militar, uma espécie de quartel construído provavelmente por volta do século II a.C.

A descoberta foi considerada pelos arqueólogos italianos uma das mais significativas dos últimos tempos.

Roma, metrô

Localizada a cerca de nove metros de profundidade, as ruínas estendem-se em uma área de 1700 metros quadrados e caracteriza-se por um corredor central ocupado por 39 cômodos, dos quais 25 eram quartos de soldados.

Um dos aspectos mais espetaculares da antiga fortaleza é a conservação de seu pavimento realizado com mosaicos e de suas paredes decoradas por afrescos.

estação de metrô, Roma

Os arqueólogos acreditam que o quartel fosse parte de um grande complexo erguido no local conhecido como Campus Martialis – atual praça de San Giovanni in Laterano – e que a estrutura foi abandonada e coberta pela construção dos chamados Muros Aurelianos.

Considerando o seu valor histórico e cultural, as autoridades de Roma decidiram isolar temporariamente a área até que a empresa Roma Metropolitane possa verificar a possibilidade de recuperar as ruínas e integrá-las na futura estação Amba Aradam.

metrô, Roma

A ideia é unir a inovação do metro com o patrimônio arqueológico de Roma, exibindo ao público uma das estações mais fascinantes do mundo.

A construção da terceira linha de metrô de Roma teve início há uma década, mas só metade de seu percurso está completamente pronto.

Por enquanto, o trecho plenamente ativo da linha C é aquele que une Piazza Lodi, até Montecompatri/Pantano, na periferia da cidade.

Para os romanos ou turistas que necessitem fazer baldeação entre a linha C e a linha A, ainda é necessário percorrer a pé um percurso de cerca 800 metros da estação Lodi até San Giovanni.

linha C, Metrô Roma

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60