Booking.com
doces italianos, maritozzo
CafeteriasSaborear

Maritozzo, a doce consolação no café da manhã dos romanos

Al bar (na cafeteria) é o lugar onde diferenças e semelhanças entre italianos acentuam-se. No balcão compartilhado entre homens e mulheres, um senhor de meia-idade exerce toda a sua autoridade especificando que deseja “un caffè al vetro (um espresso no copinho de vidro).

Maritozzo

Seu colega, por sua vez, pede um café morno e com pouca espuma. O gari que acordou cedo combate o sono com um “caffè correto” (adicionado com alguma bebida alcoólica). Uma senhora com ar de quem acaba de sair do cabeleireiro exige um cappuccino preparado com leite de soja.

Maritozzo

Dois goles e “tchau”, até logo. Depois da primeira dose diária de cafeína, os pensamentos se retorcem entre mil preocupações. A briga com o marido. Os minutos contados para chegar ao escritório. O boletim do filho. A pressão do chefe para entregar aquele relatório. Os mais ousados procuram respostas na borra de café, mas com tantos compromissos fica difícil estabelecer uma hierarquia entre as nossas obrigações.

Maritozzo

Em Roma, no entanto, existe um antigo remédio para os males modernos. Ele atende pelo nome de “maritozzo” e segundo nutricionistas contém diversos efeitos colaterais. Antes de mais nada, assim como outros protagonistas da culinária romana, é reservado para estômagos fortes. Se trata de um pão doce bem macio, cortado em duas partes iguais e recheado de creme tipo chantilly, fresquíssimo, às vezes em versão ainda mais gulosa, com o acréscimo de chocolate ou sorvete.

Maritozzo

Com seu tamanho nem tanto discreto, ocupa uma parte significativa da vitrine de doces. Desafia os contadores de calorias mais modernos. É mordendo um maritozzo – consolação bem mais econômica do que um dia de compras – que se reconhece um romano verace. Aquele que não se incomoda em sujar a ponta do nariz e o queixo com tamanha abundância de chantilly.

Maritozzo

Basta uma mordida para anular as diferenças entre o senhor de gravata, a criança com o avental da escola e a garota que flerta com uma vida fitness. O número de calorias é proporcional ao prazer que o doce proporciona e por alguns instantes o maritozzo fará você pensar que, amanhã, os problemas de hoje talvez não existirão mais.

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou fazendo o seu seguro de viagem com a Real Seguros nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *