Booking.com
Maxxi
CulturaVer

Um passeio “cool” : vanguarda no Maxxi

Quando você pensa em Roma, ruínas, império e antigos monumentos são algumas das primeiras coisas que imaginanos.

Pois bem. A cidade eterna é tudo isso, mas não só isso. Roma também pode ser sinônimo de modernidade e um exemplo disso é o vanguardista Maxxi (Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo), o primeiro espaço italiano reservado à criatividade contemporânea, com seções dedicadas à arte e à arquitetura.

Maxxi, Roma

O edifício, inaugurado em 2010, foi desenhado por ninguém menos que a premiada arquiteta iraquena Zara Hahid e, desde a sua abertura, transformou-se em palco de mostras, instalações, performances e workshops.

Apesar de algumas controvérsias envolvendo o balanço financeiro do museu, os romanos consideram o Maxxi um passeio “cool”.

Maxxi, museu de Roma

O museu alterna seu acervo permamente com suas coleções temporárias e mesmo quem não é especialista em arte viverá uma experiência única visitando o Maxxi.

Quem explica magistralmente a sensação que se prova ao entrar nesse espaço é Igor Guatelli, professor da FAU-Mackenzie: Acolhido, o museu também parece acolher o estranho que adentra. Um espaço interno capilarizado, fluido, contínuo, sobretudo na vertical, sugere ao visitante transposições contínuas, uma deriva constante por locais apenas sulcados, não fronteiriços, não precisamente delimitados. Parece não haver dentro e fora, interno e externo no espaço do museu; há uma topografia artificial composta de sulcos que envolvem o transeunte em um de-lirante passeio”.

melhores museus de Roma

Até mesmo o espaço externo do Museu é uma obra de arte e, se quiser, faça como os romanos e perca horas curtindo a tranquilidade do lugar. Até as crianças adoram brincar por lá.

O museu fica aberto das 11h às 19h de terça a sexta, das 11h às 22h aos sábados e das 11 às 19h aos domingos.

museus de Roma

Os ingressos custam 10 euros e o museu fica no bairro de Flaminio, na Via Guido Reni 4A.

Para conhecer todas as mostras em cartaz no Maxxi, consulte a página do museu.

Maxxi museu, Roma

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *