Booking.com
Monopoli
Sentir

Monopoli, a cidade de 100 bairros onde a Itália é mais Itália

Geralmente, as nossas recordações de viagens estão ligadas a imagens; frames de pessoas, monumentos, paisagens. No meu caso, quando penso na Puglia e, em especial, em Monopoli, atiço a minha memória olfativa. Relembro o aroma das caixas de pescado que acabam desembarcar no porto, do ar carregado de maresia que penetra nas narinas, do cheiro de terra seca das estradas de província repletas de oliveiras, da fragância da focaccia recém-assada e do perfume de roupa lavada dos becos do centro histórico.

monopoli2

O lugar é conhecido como “la città delle cento contrade” (a cidade dos cem bairros) cujos nomes relembram antigas igrejas casas ou as numerosas masserias fortificadas, locais autossuficientes construídos a partir do século XVI que possuíam tudo aquilo que era necessário para a vida em comunidade: desde um forno até um frantoio, o lagar de azeite.

monopoli3

Monopoli está localizada a cerca de 40 quilômetros ao sudeste de Bari e conserva um dos litorais mais belos da Puglia. Todos os anos o Touring Club premia as melhores praias do país segundo critérios como beleza e respeito ambiental e, em 2016, Monopoli foi eleita uma das melhores da Itália.

monopoli5

Suas águas de cor turquesa atraem italianos e estrangeiros do mundo todo, mas a cidade também é rica de outras atrações. Uma das praias mais belas é Caletta Porto Rosso. Suas águas são rasas e o local também é ideal para famílias com crianças.

monopoli4

Seu centro histórico possui nove igrejas medievais e uma das mais famosas é a Cattedrale di Maria Santissima della Madia, caracterizada por suas curvas barrocas. Essa igreja foi construída sobre os restos de um templo pagão dedicado e todos osa nos, nos dias 14 de agosto e 16 de dezembro, o mar de Monopoli é cenário de uma procissão no qual o ícone da santa é transportado em uma jangada.

monopoli6

A cerimônia relembra o milagre segundo o qual a virgem teria desembarcado no porto de Monopoli em 1117, tornando-se a protetora da cidade e de seus pescadores.

O símbolo de Monopoli é o Castelo Carlo V, circundado pelo mar. Já utilizado como fortaleza e como prisão, desde 1976 o castelo é sede de um museu arqueológico.

monopoli8

O centro da cidade é muito gracioso e repleto de edifícios suntuosos e de barzinhos para um aperitivo ao ar livre. A chamada Porta Vecchia, circundada por uma cinta muraria, é a principal entrada para a área histórica de Monopoli.

monopoli9

Perca-se entre as suas ruazinhas e finalize o seu passeio na área da movida: a Piazza Garibaldi. É ali que jovens e famílias reúnem-se para um aperitivo ao ar livre, para degustar doces como zeppole e cartellate respirando a brisa de Monopoli.

monopoli7

Monopoli é terra de gente aberta, que puxa conversa, de comida farta e da ode à lentidão. Ninguém reclama se o relógio biológico falar mais alto, obrigando comerciantes a fechar as portas para o almoço e reabri-las no fim da tarde. Afinal, é esse tipo de Itália, sem frescuras, que quem visita a Puglia procura.

Dica: O passeio até Monopoli pode ser combinado com a sua ida até Polignano a Mare. Para programar a sua viagem, leia também:

Alberobello e os trulli som símbolos mágicos 

Ostuni, a cidade branca da Puglia

Via delle Orecchiette: pasta e portas abertas em Bari

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide, fazendo o seu seguro de viagem ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *