Booking.com
Montalcino, cidade toscana do vinho Brunello
Città d'ArteVer

Montalcino e a festa de arqueiros regada a vinho Brunello

Desde 1958, no último domingo de outubro, Montalcino – famosa no mundo todo pela produção do prestigioso vinho Brunello – festeja a Sagra del Tordo,  uma competição entre arqueiros (arcieri).

Montalcino, cidade toscana do vinho Brunello

Antes do grande evento, no segundo sábado e domingo de agosto,  a Piazza del Popolo, uma das principais praças da cidade, transforma-se no palco de emocionantes preparativos para a sagra de outubro.

Montalcino, cidade toscana do vinho Brunello

Os moradores de cada um dos quatro bairros de Montalcino – Borghetto, Pianello, Ruga e Travaglio – exibem orgulhosamente nas janelas de suas casas as bandeiras de cada contrada. Pelas ruas as combinações de cores dominantes são o branco e vermelho, branco e azul, amarelo e azul e amarelo e vermelho.

Montalcino, cidade toscana do vinho Brunello

Logo pela manhã de hoje aconteceu o tradicional Trescone, um baile folclorístico no qual os participantes vestem roupas típicas do Renascimento italiano. Em seguida, todos aguardaram com muita ansiedade o sorteio que revelou o nome de dois entre os três arqueiros propostos para representar cada bairro.

Montalcino, cidade toscana do vinho Brunello

Tratando-se de uma manifestação histórica, ao som de trombetas e tambores, os moradores do bairro homenageiam as senhoras da corte. Eram elas que aguardavam o retorno de cavaleiros e arqueiros que, no passado, caçavam presas, como os pássaros tordos, que serviriam durante os banquetes organizados na cidade. Tudo, obviamente, acompanhado pelo melhor vinho local.

Montalcino, cidade toscana do vinho Brunello

Um dos participantes lê, em voz alta, o documento que anuncia o início da Sagra del Tordo e pássaros são liberados no céu. Na parte da tarde, acontece o chamado Corteo Storico. Cerca de 150 habitantes de Montalcino desfilam pelas ruas da cidade com trajes que reproduzem, minuciosamente, aqueles usados entre 1300 e 1400.

Montalcino, cidade toscana do vinho Brunello

O percurso dos figurantes termina no campo de tiro com arco que fica bem pertinho da famosa Fortaleza de Montalcino, monumento construído em 1381 como sistema de defesa da cidade. Ali, os arqueiros sorteados para representar cada contrada participam da “Provaccia”, treinamentos para conquistar uma possível vitória na Sagra del Tordo.

Montalcino, cidade toscana do vinho Brunello

No dia da competição, no último domingo de outubro, o desfile prossegue até a igreja de Sant’ Egidio, onde os arqueiros recebem uma bênção. Cada arqueiro lança cinco flechas em cada um dos quatro turnos previstos. A dificuldade e a distância do alvo aumentam a cada turno. Vence quem totalizar o maior número de pontos e a contrada vencedora recebe uma medalha.

Para os turistas, a festa é um espetáculo raro, mas para os habitantes da cidade uma chance de reviver o seu passado e sua glória e alimentar uma sana rivalidade entre os moradores dos bairros.

Outros posts sobre a Toscana:

Passeando por Montepulciano, na Toscana: belezas para ver e delícias para degustar

Madonna della Vitaleta: o cenário mais fotogênico da Toscana

Pienza, Toscana: a cidade ideal de papa Pio II

Bagno Vignoni e a sua praça de água quente

Monticchiello, na Toscana, e o luxo de uma vida simples

O vilarejo com menos de 10 habitantes na Toscana

Para o céu e para a terra: Abbadia San Salvatore, Toscana

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!

Booking.com


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *