Booking.com
Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore
OuvirSinos de igrejas e basílicas

Abadia de Monte Oliveto Maggiore: Toscana mística

Existem muitos tipos de Toscana. Aquela berço do Renascimento. A terra de vinhos e azeites de excelência. Aquela bucólica ou de termas e praias exclusivas.

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Essas são algumas de suas características mais famosas, mas a região também é sinônimo de espiritualidade. Muitos peregrinos repercorrem na Toscana algumas etapas dos caminhos de São Francisco de Assis (Via Francigena) ou vão até a região para conhecer santuários e abadias.

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

A menos de 40 quilômetros ao sudeste de Siena fica a zona conhecida como “Crete Senesi”, território de singulares colinas de argilas áridas e acinzentadas que lembram uma paisagem lunar. As cidades que compõem as “Crete Senesi” são Asciano, Buonconvento, Monteroni d’Arbia, Rapolano e San Giovanni d´Asso.

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Em Asciano, um dos lugares que merecem uma visita é a abadia de Monte Oliveto Maggiore fundada em 1313 por Bernardo Tolomei.

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Formado em Direito, ele uniu-se à Ordem de São Bento e decidiu exiliar-se no terreno solitário de propriedade de sua família. Em 1320 iniciou a construção da abadia, mais tarde anexada à Ordem, e as obras só foram concluídas por volta de 1523. Esse grande arco temporal explica os diferentes estilos arquitetônicos presentes na Abadia.

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Chegar lá já é uma experiência quase mística. O silêncio, a paisagem decorada por ciprestes, o imponente complexo religioso que domina o horizonte e as notas dos cantos gregorianos provenientes de um de seus claustros convidam os visitantes a vivenciar uma dimensão muito distante daquela das grandes metrópoles.

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Uma fileira de ciprestes conduz os visitantes até uma antiga ponte levadiça e ao ingresso principal da Abadia de Monte Oliveto Maggiore. A primeira coisa que se nota é a grandeza da construção e a organização dos monges da abadia. Tudo foi pensado para que a abadia fosse uma estrutura autônoma. Em seu ambiente externo fica um jardim com plantas medicinais e um viveiro de peixes. Até o final do século XIX o local abrigava uma farmácia e o peixe era um alimento consumido frequentemente quando, em 534, foi declarada a Regola Benedettina que, entre outras indicações, proíbia o consumo de carne de quadrúpedes exceto para doentes ou pessoas debilitadas. 

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

No interior da Abadia o destaque são os claustros. O maior deles é decorado por afrescos de Luca Signorelli retratando a vida de São Bento. Eles foram finalizados em 1508 pelo artista Giovanni Antonio Bazzi, conhecido como “Il Sodoma”. Nas horas predispostas à missa, no grande claustro os monges beneditinos entoam cantos gregorianos, encantando os visitantes.

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Outros ambientes magníficos são o enorme refeitório da abadia – também decorado por um ciclo de afrescos de Fra´Paolo Novelli – e a biblioteca com cerca de 40 mil volumes e pergaminhos restauradas pelos monges.

As cantinas também são um espetáculo à parte e merecem uma visita.

Toscana, Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Se quiser assistir as missas, saiba que as liturgias acontecem às 7h da manhã e às 18h15 (com canto gregoriano) e aos domingos e nos feriados às 11h (com canto gregoriano) e que é necessário respeitar o silêncio da abadia e usar trajes apropriados para um lugar de culto.

Indicações: Saindo de  Siena, seguir a SP 451 (strada provinciale 451) no sentido Buonconvento/Asciano, Visitas das 9h15 às 12h e das 15h15 às 17h. Aos domingos fecha às 12h30. Para mais informações: 0577.707611
Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *