Booking.com
Cinque Terre
Parques e perfume de naturezaSentir

Monterosso al Mare e a natureza que inspira homens e poesias

Monterosso al Mare foi o primeiro vilarejo de Cinque Terre que visitamos e o impacto foi mais do que gratificante.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

Uma viagem de verão inesperada, uma brisa leve, o mar calmo, aroma de peixe frito no ar e o sol que se escondia no horizonte.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

A cidade fica na beira noroeste de Cinque Terre e é um dos vilarejos com melhor acesso pela estrada. Se trata do último burgo que encontramos partindo de La Spezia e a distância entre as suas cidades é de aproximadamente 30 km.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

O vilarejo é circundado por colinas e terraços com vista para o mar onde crescem árvores como oliveiras, parreiras e limoeiros. Observando a paisagem, o nosso respeito pelos agricultores locais só aumenta. Como não admirar quem, em vez de domar a natureza, reconciliou-se com ela, transformando pequenos lotes de terrenos íngremes em uma razão de viver? Do cio de terras aparentemente hostis nascem o azeite, o vinho.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

Em Monterosso al Mare fica uma baía de areia que transforma as praias do burgo naquelas mais espaçosas de Cinque Terre. É para lá que você deve ir se quiser tomar sol e curtir uma praia, mas saiba que nem todos os espaços na areia são livres e se quiser comodidade precisará alugar guarda- sol e espreguiçadeiras.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

Na praia de Fegina, em proximidade do pequeno porto de Monterosso, fica um monumento curioso. Se trata da estátua de Netuno chamada de “gigante” porque possui 14 metros de altura, apesar de ter sido danificada por bombardeios durante as guerras e pela corrosão provocada pelas marés.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

De Monterosso também parte o Sentiero Azzurro, o percurso de trekking e com trechos panorâmicos entre Monterosso e Vernazza. É uma espécie de sacada com uma vista privilegiada do mar, suas enseadas e falésias que pode ser percorrida em cerca de duas horas.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

Apesar do passar do tempo, Monterosso manteve  os  traços de burgo medieval. Você pode obsevar essa característica na da parte mais antiga do vilarejo. Até o século XVI o vilarejo possuia, por exemplo, cerca de treze torres.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

Percorrer e perder-se em  seus becos é a melhor maneira de explorar o vilarejo e em nossas andanças encontramos um grupo de brasileiros apaixonados pela Itália. Pessoalmente, me deixo guiar por aromas. Paro quando encontro um perfume culinário que me atrai. Além da tradicional focaccia, Monterosso é famosa pelas anchovas.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

Na da Ligúria elas costumam ser chamadas de “pan do mâ (pão de mar), porque são um dos alimentos mais consumidos por predadores marinhos e porque são onipresentes na gastronomia da região.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

Poderia usar uma fila de adjetivos para descrever o vilarejo, mas não vou pecar por presunção.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

Prefiro enaltecer a alma de Monterosso citando Eugenio Montale. O poeta italiano, prêmio Nobel em 1975, passava as suas férias de verão lá, durante toda a sua infância. Ninguém descreve com a sua delicadeza como ele as paisagens da Ligúria e para quem tiver interesse sugiro a obra poética Ossos de Sépia, também traduzida para o português e vendida no Brasil.

Monterosso al Mare, Cinque Terre

“Oh allora sballottati, come l’osso di seppia dalle ondate. Svanire a poco a poco; diventare
un albero rugoso o una pietra  lievigata dal mare; nei colori
fondersi dei tramonti; sparir carne 
per spicciare sorgente ebbra di sole,
 dal sole divorata…”

Leia também:

Cinque Terre: onde, como, quando, o quê e por quê?

Portofino, paraíso se mudou para lá

Porto Venere, a sexta terre da Ligúria

Vernazza, Cinque Terre, e toda a essência da natureza

O poético presépio de Manarola, Cinque Terre

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide, fazendo o seu seguro de viagem ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *