Booking.com
Monticchiello
Città d'ArteVer

Monticchiello, na Toscana, e o luxo de uma vida simples

Monticchiello, na região da Val d´Orcia, representa muito bem aquela Toscana fotogênica dos cartões postais. Casas rústicas mas de fascínio indescritível, flores nas varandas, ritmo de vida lento, uma paisagem de tirar o fôlego e poucos habitantes que dão grande peso à palavra comunidade.

Desde 1967, durante o verão, os moradores da cidade organizam e interpretam personagens em um animado festival de teatro que esse ano, 2016, estréia no dia 23 de julho e encerra-se em 14 de agosto. 

Monticchiello, Toscana

Entre os meses de julho e agosto, os espetáculos do chamado teatro povero (teatro pobre) são realizados ao aberto, na principal praça de Monticchiello, e são um sucesso de crítica e de público.

Como todas as pessoas nascidas na província de Siena, quem vive em Monticchiello tem um grande orgulho de sua própria terra.

cidade de Monticchiello

Isso fica claro em cada cantinho da cidade.    Suas poucas praças, becos e lojas são cuidadosamente decoradas e, por ser um burgo pequeno e unido, acho que a sensação de invadir um espaço alheio é quase comum aos turistas de passagem. Não que ali falte hospitalidade. Muito pelo contrário.

Monticchiello, Val d´Orcia

Os toscanos adoram bater papo e compartilhar as belezas de seus próprio território. Mas é preciso respeitá-las e lembrar-se que a cidade tem origem medieval e ainda hoje mantém intactas as suas riquezas naturais, artísticas e arquitetônicas. Não é por acaso que a Val d´Orcia é considerada patrimônio Unesco. Estive lá várias vezes, mas os melhores encontros geralmente acontecem quando não são planejados.

Toscana

Acordamos com um dia nublado, que não prometia muito. As chances de dedicar-se a uma atividade outdoor eram poucas. Então decidimos ir até Monticchiello para degustar um espresso em uma cafeteria que tem uma vista incrível das colinas toscanas.

vida na Toscana, Itália

Para mim basta pouco para ser feliz. Uma boa companhia e uma xícara de cappuccino bastam para tornar o meu dia mais alegre. Tomamos o nosso café da manhã na graciosa Osteria La Porta e, em uma volta pela cidade, fiquei hipnotizada diante de uma loja de tecidos e artigos de cama, mesa e banho da histórica marca italiana Busatti.

viver na Toscana, Itália

São oito gerações que a empresa realiza artesanalmente, em Anghiari, peças de lã, algodão, linho e cânhamo. Essa pequena cidade na província de Arezzo foi, inclusive, tema de um afresco realizado por Leonardo da Vinci no Palazzo Vecchio de Florença.

burgos da Toscana

Chamada de A Batalha de Anghiari, a obra retratava uma batalha para garantir a hegemonia toscana contro os milaneses, mas acredita-se que a pintura tenha sido escondida embaixo do mural realizado sucessivamente por Giorgio Vasari.

tuscan cities: Montichiello

Encantados com a loja, ficamos boa parte da manhã conversando com os proprietários sobre a vida em Monticchiello. Ainda hoje a cidade ainda possui os vestígios de muralhas do século XIII, uma igreja medieval (chiesa dei santi Leonardo e Cristoforo) e uma torre que, infelizmente, não é aberta ao público.

Tuscany

A principal atração da cidade, no entanto, é a chance de apreciar, mesmo que por poucos instantes, um pouco do cotidiano de uma autêntica vida toscana.

Locais citados no texto:

Osteria La Porta

Via del Piano, 1

Monticchiello – Pienza (SI)

Tel. +39 0578/755163

Fidia Cappelli (Tecidos Busatti)

Via di Mezzo 35

Monticchiello – Pienza (SI)

Tel +39 0578/755002

Outros posts sobre a Toscana:

Pienza

Montepulciano

Castiglioncello del Trinoro

Para comentários, favor utilizar o formulário presente no final da página.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.



Booking.com

728x90

This article has 1 comment

  1. Alfredo

    Prendere un caffè all’Osteria La Porta, sul terrazzino, per fermare il tempo e guardare le colline della Val d’Orcia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *