Booking.com
Museu Casa Ferrari, Modena, Itália
Ver

Visitando o Museu da Ferrari em Modena

A maior parte das crianças e adolescentes de hoje costuma acreditar que tudo pode ser realizado ou adquirido imediatamente. Antes da carteira de motorista, com um simulador ou um jogo eletrônico dirigem carros potentes, aceleram em pistas virtuais e tem acesso a dados sobre sua própria performance no volante.

Museu Casa Ferrari, Modena, Itália

Enzo Ferrari fazia parte de uma outra geração. O nome que hoje é um mito levou tempo para concretizar o seu grande sonho. Enfrentou tropeços, derrotas, conheceu a guerra, reconheceu seus próprios limites e arriscou quando tudo era incerto. Foi capaz de vender a oficina de carpintaria metálica do pai, Alfredo, para comprar o seu primeiro carro de corrida.

Museu Casa Ferrari, Modena, Itália

Apesar da origem humilde de um garoto de província, foi um visionário capaz de intuir o potencial de um novo mercado, aquele dos automóveis de luxo. A paixão por motores veio de longe. Desde criança assistia a corridas realizadas entre Modena e Bolonha e em 1919 era piloto da Alfa Romeo, profissão que abandonou para dirigir a equipe que projetava carros de corrida para a mesma casa automobilística.

Ferrari, Itália

Durante a grande depressão econômica, em 1929, fundou a Scuderia Ferrari e patrocinava pilotos que corriam com carros de outras montadoras. A produção independente de automóveis que levam o seu nome teve início bem mais tarde, quando ele começou a trabalhar por conta própria.

Ferrari, Modena, Itália

No dia 12 de março de 1947, Enzo dirigia testou a primeira Ferrari de estrada todos os tempos: a 125S, que dois meses depois, em uma pista de Piacenza, apresentou problemas. Enzo não desanimou. Confiou no próprio intuito e disse que aquele era “um insucesso prometedor”.

Museu Casa Ferrari, Modena, Itália

A vitória no Gran Premio di Roma, em maio do mesmo ano, demonstrou que Enzo tinha razão e que a Ferrari tinha chegado para ficar. Esse mês a Ferrari completa 70 anos de história e essa é uma boa ocasião para conhecer o lugar onde tudo teve início: o Museo Casa Enzo Ferrari de Modena.

Museu Casa Ferrari, Modena, Itália

A estrutura de design futurístico que lembra um capô amarelo inclui a casa onde nasceu Enzo Ferrari (hoje um grande espaço expositivo) , a antiga oficina de seu pai (atual Museo dei Motori Ferrari), um simulador e a Ferrari Store. Os habitantes da região da Emília-Romanha são apaixonados por carros e motores, mas mesmo quem não acompanha as corridas de Fórmula 1 não sairá do museu indiferente.

Ferrari

No salão principal encontram-se modelos que são um concentrado de design e tecnologia. Cada carro representa uma viagem no tempo e aguça a nossa imaginação. Desde fevereiro de 2016, o espaço abriga a mostra chamada “Red Carpet”, uma homenagem à união entre a sétima arte e os modelos da fábrica do cavalo empinado.

Ferrari, automóveis

Enquanto circula entre uma TestaRossa e uma Berlinetta, admirando detalhes como bancos de couro, carrocerias aerodinâmicas, entradas de ar laterais, motores bi-turbo será interrompido por um momento mágico: a exibição de um vídeo com cenas de grandes filmes nos quais a Ferrari foi uma das protagonistas.

Ferrari, Modena, Maranello

 Difícil não amar a aura vintage da 375 America usada por Sofia Loren ou da Testarossa guiada pelos personagens de Miami Vice.

Museu Casa Ferrari, Modena, Itália

Além da área expositiva, dentro do museu também fica um restaurante/cafeteria, uma loja com os principais produtos de merchandising da marca e um espaço com um simulador para quem quiser provar a experiência de dirigir uma Ferrari, com preço a parte.

Museu Casa Ferrari, Modena, Itália

Em proximidade dos jardins fica o Museo dei Motori Ferrari, dividido em seis setores: desde aquele dos propulsores experimentais até áreas dedicadas aos motores turbo e projetados para a Fórmula 1. Cada um é uma obra-prima de engenharia mecânica.

Museu Casa Ferrari, Modena, Itália

Saindo de lá é quase impossível não pensar dos domingos de cada um de nós, diante da TV, acompanhando os GPs de fórmula 1 e torcendo pela Scuderia. Sim, é verdade que é um carro para poucos privilegiados, mas de uma certa maneira cada um de nós se sente parte desse time.

Museu Casa Ferrari, Modena, Itália

Para chegar lá: A distância de carro entre Bolonha e Modena é inferior a 50 km. Se for até lá de carro, saiba que o museu possui um estacionamento na Via Giuseppe Soli, 101. Nós fomos até lá de trem e a passagem ferroviária Modena/Bolonha custou 3,85 euros. Outra opção é  consultar a página da Get your Guide, parceira desse site que organiza tours para descobrir as principais atrações de Modena e província.

Informações úteis: o Museo Enzo Ferrari de Modena fica na Via Paolo Ferrari, 85, a cerca de 1km da estação ferroviária. Fica aberto diariamente (excluindo o dia de Natal e Ano Novo) das 9h30 às 18h e das 9h30 às 19h de abril a outubro. Não é preciso reservar antecipadamente a sua visita.

Tarifas: os ingressos para o Museo Enzo Ferrari de Modena custam 15 euros por pessoa, mas menores de 19 anos acompanhados por um adulto pagam 5 euros. Guarde o seu bilhete até o final porque com o mesmo ingresso você pode visitar o Museo dei Motori. Se também pretende ir à Maranello é mais conveniente comprar o bilhete único que custa 26 euros e prevê a entrada nos museus de Modena e Maranello.

Onde comer: Na mesma rua do museu, na altura dos números 21/25, fica a Trattoria Via Ferrari. Não deixe de provar o prato de tagliatelle al ragù acompanhado por um cálice de vinho Lambrusco.

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *